Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2010 - 17h20

Operação Choque de Ordem apreende 18 pessoas no Rio

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A operação Choque de Ordem realizada por agentes da Seop (Secretaria Especial da Ordem Pública), na noite e madrugada desta sexta-feira (16), levou 18 pessoas para a 5ª DP, em Gomes Freire, durante o primeiro de Fim de Semana Lapa Legal com o fechamento de trechos das ruas Mem de Sá, Gomes Freire e Riachuelo, no Rio de Janeiro.

Durante a fiscalização na Lapa, também foram acolhidos 19 moradores de rua. Foram rebocados 19 veículos e multados 40 por estacionamento irregular na região.

Agentes de controle urbano fizeram um trabalho de orientação junto aos donos de estabelecimentos comerciais com relação à exposição excessiva de mesas e cadeiras nas calçadas. Os comerciantes que quiserem colocar mais mesas e cadeiras terão que regularizar a situação junto à Prefeitura.

"Alcançamos um saldo positivo nesta sexta-feira. Percebemos uma mudança significativa com as ações implementadas pela Prefeitura na Lapa, principalmente no trânsito", disse Alex Costa, secretário de Ordem Pública.

A operação Fim de Semana Lapa Legal começou na sexta-feira com o fechamento às 22h das ruas Mem de Sá, Gomes Freire e Riachuelo para o lazer mais badalado da noite carioca.

Revitalização

A iniciativa da Prefeitura, que mobiliza e integra as ações das secretarias Especial da Ordem Pública, Conservação e Serviços Públicos, CET-Rio, Subprefeitura do Centro, Rioluz e Comlurb, vai revitalizar o bairro e incrementar a boemia carioca.

Com as ruas fechadas à passagem de veículos, será permitido que bares e restaurantes usem as calçadas para ampliação ordenada do número de mesas e cadeiras que serão disponibilizadas ao público.

A Secretaria da Ordem Pública, através do Choque de Ordem, vai coibir o xixi na rua, o estacionamento ilegal, a presença de flanelinhas e a venda de mercadorias por ambulantes não autorizados.

As ações de acolhimento de população de rua serão intensificadas na região, assegurando aos freqüentadores e turistas nacionais e estrangeiros mais segurança.

Com auxílio da Rioluz serão iluminados os principais corredores usados como rota de fuga por menores que fazem uso de drogas, como o crack.

Para manter o ordenamento da Lapa nos finais de semana, o Choque de Ordem montou uma base avançada na rua Mem de Sá, logo após os Arcos.

Resultados

Em um ano de Feira Noturna Lapa Legal, implantada em julho do ano passado, com a legalização de 82 barracas posicionadas dos Arcos à sala Cecília Meireles, o Choque de Ordem prendeu na região 306 pessoas. Entre elas, 191 menores foram apreendidos e levados para a DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e aos Adolescentes).

Durante esse período, foram apreendidas nove facas e um revólver calibre 32, multados 3.723 veículos e rebocados 689. Com ambulantes ilegais foram apreendidas 16.610 unidades de produtos em geral (perecível e não perecível) e 20.217 unidades de bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

O Choque de Ordem também retirou das ruas 71 flanelinhas, 12 flagradas roubando e outras 27 por flagrantes diversos, entre eles porte de arma e drogas. Foram transportadas para abrigos da prefeitura, cerca de 221 pessoas, sendo 137 menores e 84 maiores.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página