Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2010 - 21h38

Adolescente é baleado e morto em abordagem policial em Fortaleza (CE)

Publicidade

PAOLA VASCONCELOS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM FORTALEZA

Um adolescente de 14 anos morreu ao ser baleado na cabeça, na tarde deste domingo, em Fortaleza, durante abordagem do Ronda do Quarteirão, programa de polícia comunitária que atua no Ceará.

Bruce Cristian de Souza Oliveira, 14, estava na garupa da motocicleta com seu pai, o técnico em refrigeração Francisco das Chagas de Oliveira, 37. Conforme o comando do Ronda do Quarteirão, o policial atirou porque o motorista da motocicleta não teria atendido às ordens de parar.

A abordagem policial aconteceu em um dos cruzamentos mais movimentos da capital cearense, entre as avenidas Desembargador Moreira e Padre Valdevino. Após o tiro, o pai se recusou a se separar do corpo do filho por alguns momentos.

O comandante do Ronda do Quarteirão, coronel da Polícia Militar Werisleik Matias, disse que o pai do menino alegou que não tinha escutado o chamado do policial, por isso não parou. Segundo ele, a equipe estava fazendo uma ronda em busca de assaltantes que circulavam na área.

"O soldado disse que não sabe por que atirou. Sabe-se que, após o disparo e de ver a pessoa cair da moto, ele próprio acionou o serviço de urgência", disse. O policial Iuri da Silveira Alves Batista, 25, se apresentou ao 2º Distrito Policial, onde prestou termo de declaração espontâneo.

O comandante do Ronda informou que o soldado já foi afastado das funções e recolhido transitoriamente para o Batalhão Comunitário. Disse também que serão instaurados procedimentos na Polícia Civil, para apurar o crime, e sindicância administrativa, para investigar o motivo do disparo e também para avaliar se o policial militar permanecerá na corporação, já que está em período probatório.

"Não podemos jamais dizer que foi despreparo, pois todos os policiais são devidamente orientados e treinados para o trabalho. Quanto ao disparo, se foi acidental ou não, a perícia vai dizer", disse Matias.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página