Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2010 - 14h35

IBGE diz que transmissão de dados do censo começou sem problemas

Publicidade

DO RIO

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou nesta segunda-feira que o processo de recenseamento da população começou sem problemas em todo o país. Até o fim da manhã de hoje, 170 dos 7 mil postos do Censo 2010 já haviam transmitido dados para a sede, no Rio.

IBGE alerta que não pede informações por e-mails ou cartas
Lula pede a brasileiros que participem do Censo 2010
Recenseadores do IBGE iniciam pesquisa do Censo 2010
Recenseadores do IBGE finalizam treinamento para pesquisa do Censo

"Tivemos uma demonstração de que o sistema está funcionando de norte a sul do país", disse o coordenador de planejamento e acompanhamento do censo, Alceu Vanzella.

O chefe da unidade estadual do IBGE no Rio, Romualdo Rezende, afirmou também que o censo começou com uma alta taxa de adesão dos recenseadores. Segundo ele, apenas cerca de 1% dos 191.972 selecionados não passou no teste final ou desistiu de trabalhar. Eles serão substituídos por outras pessoas que participaram do processo seletivo e já estão em treinamento.

Rezende afirmou ainda que estão sendo distribuídos em prédios e condomínios cartazes com informações e foto da pessoa que fará o recenseamento naquela região. O objetivo é facilitar o acesso dos trabalhadores, que poderão ser identificados também pelo colete, crachá e boné com o logotipo do censo, além do computador de mão usado para a coleta de dados dos moradores.

Em três meses, os recenseadores visitarão cerca de 58 milhões de domicílios nos 5.565 municípios do país. Em 27 de novembro, o instituto divulgará o primeiro resultado do censo: o número total de habitantes do país, dividido por sexo e por zona rural ou urbana.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página