Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2010 - 16h40

Mortes por picada de cobra caem 75% nos últimos sete anos em SP

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Segundo levantamento realizado pelo Instituto Butantan com base nos dados da Secretaria de Estado da Saúde, o número de mortes no Estado de São Paulo causadas por picada de cobra caiu 75% nos últimos sete anos.

Acidentes com animais peçonhentos crescem mais de 30% nos últimos seis anos

Em 2003, foram notificados 12 mortes envolvendo cobras. Já em 2009 apenas três casos foram registrados, em Cubatão (56 km de São Paulo), Mairinque (71 km de São Paulo) e Pirajuí (384 de São Paulo). Neste ano, até o momento, não foi registrada nenhuma morte por picada de cobra no Estado.

A Secretaria de Estado da Saúde atribui o resultado ao programa de acidentes com animais peçonhentos desenvolvido em conjunto com o CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) e o Instituto Butantan.

De acordo com a secretaria, quando há uma grande incidência de acidentes envolvendo animais peçonhentos em uma determinada região, uma equipe formada por profissionais do CVE e do Butantan vai ao local capacitar médicos e enfermeiras responsáveis pelo atendimento às vítimas.

Em todo o estado de São Paulo foram notificados 1.906 acidentes envolvendo serpentes em 2009, dos quais 380 foram na capital e Grande São Paulo, 258 na região de Taubaté, 233 no Vale do Ribeira, 167 na região de Sorocaba e 129 na região de Campinas.

No Brasil, apesar do crescimento de mais de 30% dos acidentes com animais peçonhentos, as ocorrências com cobras diminuíram nos últimos seis anos. A região Sudeste, a qual pertence o Estado de São Paulo, teve a maior diminuição --36% menos acidentes em 2009 do que em 2003.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página