Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2010 - 19h14

Lula e Marisa respondem a perguntas do Censo 2010 em Brasília

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

Usando colete, boné e crachá de identificação, um recenseador do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi recebido na tarde desta segunda-feira no Palácio do Alvorada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela primeira-dama, Marisa Letícia.

IBGE diz que transmissão de dados começou sem problemas
IBGE alerta que não pede informações por e-mails ou cartas
Lula pede a brasileiros que participem do Censo 2010
Recenseadores do IBGE iniciam pesquisa do Censo 2010
Recenseadores do IBGE finalizam treinamento para o Censo

Ricardo Stuckert/PR
Presidente Lula e sua mulher, Marisa Letícia, durante entrevista para o Censo 2010 no Palácio do Planalto
Presidente Lula e sua mulher, Marisa Letícia, durante entrevista para o Censo 2010 no Palácio do Planalto

Lula e Marisa responderam às perguntas do Censo 2010 que estão sendo feitas, desde ontem (1º), à população dos 5.565 municípios brasileiros em 58 milhões de domicílios. O questionário aplicado foi o simplificado, que tem 25 perguntas e será usado em 89% das residências. Segundo o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, que acompanhou a visita do recenseador, o casal gastou oito minutos para responder as perguntas.

"O presidente se prontificou a, logo no início do censo, prestar informações, e o que é fundamental é que todo brasileiro compreenda que o censo vai fazer um retrato atualizado da nossa realidade. E os próximos passos poderão ser planejados com base nessas novas informações de condições de vida e emprego da nossa população, educação, saúde", disse Eduardo Nunes.

As perguntas abrangem informações sobre educação, trabalho, renda, cor e raça, religião, existência de telefone celular, acesso à internet, recebimento de rendimentos provenientes de programas sociais e tempo de deslocamento de casa para o trabalho. As informações são confidenciais e não podem ser divulgadas, a não ser por meio da estatística final.

Única pesquisa que alcança todos os municípios, o censo vai até o dia 31 de outubro. Este é o primeiro censo totalmente informatizado --os recenseadores vão registrar as respostas em um equipamento digital e depois encaminhá-las a um centro de apuração. A expectativa é que o método agilize o levantamento e a divulgação do resultado.

Outra mudança é que agora as perguntas incluem questões como cônjuges do mesmo sexo, além de considerar a possibilidade de mais de um chefe de família em cada domicílio.

Haverá também a opção de preencher o questionário pela internet. Mas a possibilidade só é válida após a visita do recenseador, que fornecerá um envelope lacrado contendo códigos que dão acesso ao questionário, em site seguro e criptografado. É possível responder de qualquer computador, em casa, no trabalho e até em uma lan house.

Cada um dos recenseadores poderá ser identificado pelo seu uniforme --colete e boné, com logotipo do Censo 2010--, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto.

O primeiro resultado sobre o total da população será conhecido no dia 27 de novembro e nos meses seguintes serão divulgadas as demais informações referentes aos questionários do censo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página