Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2010 - 08h13

Famílias de vítimas do voo 447 da Air France apresentarão ação complementar

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Familiares das vítimas do voo 447 da Air France que, em 1º de junho de 2009 caiu Atlântico com 228 pessoas a bordo, apresentarão uma ação complementar ante a justiça francesa para que se investigue uma possível responsabilidade do Estado francês.

Governo francês promete acompanhar investigação sobre a queda
Anac pede explicações sobre problema em voo da Air France
Passageira relata medo de acidente após problema em voo da Air France
Famílias das vítimas do voo 447 pedem ajuda de especialistas

As famílias apresentarão esta ação complementar por homicídio involuntário nas próximas semanas, indicou nesta quinta-feira o advogado do grupo, Jean Pierre Bellecave, que representa a associação "Entraide et Solidarité" (Ajuda Mútua e Solidariedade), que reúne 60 famílias das vítimas do Airbus A330 da Air France.

Reuters
Pedaço do avião da Air France resgatado no Atlântico após queda que matou 228; famílias entram com ação complementar
Pedaço do avião da Air France resgatado no Atlântico após queda que matou 228; famílias entram com ação complementar

Bellecave, que colabora com um advogado alemão dos familiares das vítimas alemães e chinesas, Ulrich von Jeinsen, informou que, mediante esta ação complementar, pedirá à juíza de instrução Sylvie Zimmermann que oriente suas investigações "contra qualquer eventual responsável por não respeitar uma diretriz europeia de 2003 que obrigava a realizar um registro dos incidentes de tráfego aéreo".

Von Jeinsen explicou na véspera que, "devido a esse não cumprimento da normas europeias, é possível que o Estado francês não tenha tido conhecido de 30 incidentes similares nos quais foram congelados os instrumentos de medição de velocidade em alta altitude".

O BEA (Birô de Investigações e Análises) francês, encarregado das investigações técnicas dos acidentes aéreos, considera que um defeito nas sondas (sensores de velocidade) Pitot do fabricante francês Thales foi um dos fatores do acidente, mas acredita que a explicação virá das caixas pretas do avião, que ainda não foram achadas.

Em 2009, familiares das vítimas constituíram uma representação civil e apresentaram uma ação ante a justiça francesa para que o acidente fosse investigado. Esta ação complementar tem por objetivo esclarecer um aspecto que não estava contido na queixa anterior.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página