Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2010 - 16h54

Light vai instalar sensores em bueiros do Rio para prevenir explosões

Publicidade

CIRILO JUNIOR
DO RIO

A Light, distribuidora de energia do Rio de Janeiro, vai instalar sensores para prevenir explosões em bueiros da cidade. O custo total do investimento, em todas as 3.837 câmaras subterrâneas, pode chegar a R$ 100 milhões -- o custo de cada sensor é estimado em R$ 25 mil. Ainda este ano, 400 bueiros já receberão o equipamento.

Ministério Público vai investigar se Aneel fiscaliza concessionária no Rio
Contra explosão de bueiros no Rio, concessionárias aumentam vistorias na rede
Bueiro explode na zona sul do Rio; Light deverá prestar esclarecimentos
Explosão em bueiro assusta moradores na zona sul do Rio
Americano ferido em explosão de bueiro deixa hospital; mulher continua internada
Explosão em bueiro fere casal de turistas americanos em Copacabana

"O sensor consiste em nos avisar se houve algum vazamento de gás, ou se alguém entrou numa de nossas câmaras", afirmou o presidente da companhia, Jerson Kelman.

Relatório com a definição da causa da explosão que deixou feridos um casal de turistas americanos em Copacabana ficará pronto esta semana, informou o executivo. No mês passado, diversos bueiros explodiram na zona sul da cidade.

"O relatório servirá para entendermos o que aconteceu, e sabermos com exatidão a causa. É certo que houve um curto-circuito e um vazamento de óleo, mas temos que entender a sequência dos fatos", observou Kelman.

O caso ocorreu no dia 29 de junho, e deixou o casal de americanos David James e Sarah Lowry feridos gravemente, com queimaduras por todo o corpo, após forte explosão na esquina da avenida Nossa Senhora de Copacabana e rua República do Peru.

Kelman garantiu que as inspeções nos bueiros vêm sendo intensificadas. Lembrou que em 2009, foram 3.929 verificações. Este ano, já são 8.110, e a meta é chegar a 14 mil.

Foram identificados 257 bueiros taxados como "super críticos", situados onde há grande circulação de pedestres, acúmulo de lixo e inundações frequentes.

"Nesses casos, estamos fazendo uma inspeção por mês", completou.

EXPLOSÕES

Depois do acidente que feriu o casal americano no dia 29 de junho, outros dois bueiros explodiram na zona sul do Rio de Janeiro, sem deixar feridos.

No dia 14 de julho, um bueiro explodiu em Ipanema. Quatro dias depois, outro bueiro da Light explodiu no bairro de Laranjeiras.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página