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18/08/2010 - 18h53

Anac atenderá passageiros pela internet e por telefone e fechará postos nos aeroportos

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DE SÃO PAULO

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) ampliou o atendimento aos passageiros em todo o Brasil por meio do site Fale com a Anac e pelo telefone gratuito 0800-725-4445. Com isso, os postos de atendimento de Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Curitiba, São Paulo, Salvador e do Rio de Janeiro encerrarão suas atividades ainda em 2010.

"Em média, cada posto realiza 4 atendimentos por dia contra 86 atendimentos via Internet e telefone, ou seja, quase 22 vezes mais", afirmou em nota Gerson Bonani, chefe da assessoria de comunicação da Anac, responsável pela área de relacionamento com usuários.

O site e o telefone estão disponíveis 24 horas, todos os dias da semana, inclusive com atendimento telefônico em inglês e espanhol. Todas as manifestações são registradas, segundo a agência, com número de protocolo e podem ser acompanhadas pelos usuários.

A medida visa padronizar os procedimentos de recepção e processamento de manifestações. Segundo a Anac, em processos antigos, muitas das reclamações dos passageiros não puderam ser comprovadas adequadamente devido à fragilidade na apuração das informações nos postos de atendimento presencial.

"O passageiro deve ter condições de registrar sua manifestação em qualquer lugar, em qualquer horário, sem precisar se deslocar a um local específico. Se ele está na sala de embarque, por exemplo, teria que ir até o saguão para procurar o posto da Anac. Por isso o atendimento via internet e telefone é mais eficiente. Todas as manifestações precisam ser apuradas e bem embasadas pela agência para que haja a punição devida em caso de descumprimento da legislação", afirmou Bonani.

No primeiro semestre de 2010, foram registrados 15.500 manifestações sobre companhias aéreas e outras empresas reguladas pela Anac por meio da internet e do telefone. Os números incluem registros de reclamações, sugestões, elogios, denúncias e também pedidos de informação.

Após a análise da reclamação pela agência, se confirmado o descumprimento de normas da aviação civil, a empresa regulada é multada.

 

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