Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2010 - 20h27

Fumaça em RO faz universidade suspender aulas e provoca acidentes nas estradas

Publicidade

DE SÃO PAULO

A fumaça provocada pelas queimadas que encobrem Porto Velho fez a Universidade Federal de Rondônia suspender as aulas no campus da cidade até o fim da semana.

Queimadas provocam corrida a postos de saúde na Amazônia
Queimadas levam a Brasília poluição semelhante a de SP
Queimadas aumentam 86% na região de Ribeirão Preto

Segundo nota divulgada nesta quarta-feira, as queimadas estão dificultando o funcionamento do campus porque alunos, funcionários e docentes reclamam de mal-estar, ardor nos olhos e manifestações alérgicas provocadas pela fumaça. Os professores também reclamam estar sofrendo de rouquidão.

Outras regiões do Estado também sofrem com a fumaça. Na rodovia BR-174, em Vilhena (divisa com Mato Grosso), a falta de visibilidade causada pela fumaça provocou três acidentes na manhã de hoje, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal. Um motorista morreu. Todos os acidentes ocorreram a menos de 500 metros uns dos outros e num intervalo de dez minutos.

O Estado registrou hoje 550 focos de calor, 110 deles só em Porto Velho, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Há dias a cidade sofre com uma nuvem de fumaça. O Aeroporto Governador Jorge Teixeira, que atende a cidade, já chegou a ter operações suspensas e opera por instrumentos na maior parte do dia por causa da falta de visibilidade.

Segundo a Casa Civil do Estado, o governo de Rondônia solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral que autorize a veiculação de uma campanha no rádio e na TV para que a população não provoque queimadas e tome cuidados para não causar incêndios. Como o governador João Cahulla (PPS) concorre à reeleição, qualquer propaganda do governo tem que ser autorizada pelo tribunal.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página