Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2010 - 21h42

Ministério da Saúde investiga mais oito casos suspeitos de dengue tipo 4

Publicidade

ANDREZZA TRAJANO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE BOA VISTA

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira que há mais oitos casos suspeitos de dengue do tipo 4 em Roraima. Os exames sobre os casos aguardam apenas contraprova que está sendo feita pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA).

Temporão diz ser necessário reduzir presença de mosquito para evitar dengue tipo 4
Confederação Nacional de Municípios cobra empenho no combate à dengue

Na semana passada, o ministério confirmou três casos em Boa Vista --um outro ainda estava sob análise. Desde a epidemia de 1981-82 que o vírus desse tipo não circulava no país.

As novas suspeitas foram detectadas em 30 amostras, que haviam sido coletadas de pacientes suspeitos. Desses novos casos, seis são de pacientes que moram na capital e dois no interior. Um deles vive na cidade de Normandia, que faz fronteira com a Guiana.

Hoje o Grupo de Operações Estratégicas do Estado, que realiza o trabalho de combate à dengue, se reuniu para avaliar a nova situação. As autoridades querem saber se todos os pacientes foram infectados em Boa Vista ou se o sorotipo já circula por todo o Estado.

Ainda hoje, agentes de endemias iniciaram as buscas pelos pacientes infectados pelo sorotipo, para traçar o perfil epidemiológico dos casos. Na semana passada, o Ministério da Saúde mandou uma equipe de técnicos a Roraima para trabalhar em ações contra a doença.

MAIS CASOS

Até o dia 7 de agosto, foram notificados em Roraima 8.342 casos de dengue clássica com 61 registros hemorrágicos e 160 com complicações. Em relação ao mesmo período de 2009, houve aumento de 44,5%.

Os sorotipos da dengue não são uns mais agressivos do que os outros. Porém, como o tipo 4 não circula no Brasil, os habitantes não estão imunes. Há registros do vírus em países vizinhos, como Peru, Colômbia e Venezuela, que faz fronteira com Roraima.

O protocolo de tratamento ao paciente também é o mesmo, independentemente do tipo de vírus.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página