Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2010 - 07h03

Hotel tem reservas canceladas após ação de criminosos

Publicidade

ELVIRA LOBATO
DO RIO

Após ser invadido por criminosos, no sábado, o Hotel Intercontinental teve 73 reservas de apartamentos canceladas. O hotel, de cinco estrelas, estava com todos os 418 apartamentos ocupados o sábado, quando dez bandidos invadiram suas dependências e fizeram 35 reféns.

Vídeo mostra momento da rendição de invasores de hotel no Rio
Veja as fotos da invasão do hotel no Rio
Polícia do Rio faz perícia em imagens do hotel e de condomínios próximos ao tiroteio
Presos por invadir hotel no Rio são transferidos para Complexo Penitenciário
PM nega que ação secreta tenha resultado em tiroteio no Rio Caso é destaque na imprensa internacional
Policamento é reforçado após tiroteio
Moradores e hóspedes relatam momentos de pânico
Prefeito Eduardo Paes diz que polícia atuou de forma rápida

Com medo de novos ataques, turistas cancelaram reservas e vários hóspedes anteciparam a saída. O Fluminense usaria o hotel como local de concentração para o jogo de ontem, mas desistiu.

O gerente-geral do hotel, Michel Chertouh, elogiou a ação da polícia, que não deixou feridos, mas disse que o episódio prejudicou a imagem do hotel e a do Rio.

Os hóspedes relataram momentos de pavor. Um turista estrangeiro, que estava no 16º andar, amarrou um lençol na janela, mas foi convencido de que seria impossível fugir pela fachada.

A enfermeira paulista Nancy Yanauchi disse que tomava o café da manhã com o marido e o filho no momento da invasão, e que funcionários do hotel os trancaram em uma sala --com mais cerca de 60 hóspedes-- para protegê-los dos bandidos.

Enquanto estiveram trancados, diz ela, os funcionários do hotel lhes passavam informações, a cada 10 minutos, em três idiomas, já que havia muitos estrangeiros.

Ontem, foi realizada a 14ª Meia Maratona Internacional do Rio, cuja largada foi justamente em frente ao hotel.

ACASO

O porta-voz da PM, coronel Henrique Lima Castro, negou que a ação tenha se iniciado após tentativa frustrada da polícia de fazer uma emboscada para prender Francisco Bonfim Lopes, o Nem, chefe do tráfico da Rocinha.

"O encontro com os bandidos foi totalmente ao acaso", afirmou. A polícia alega que um grupo de 40 traficantes seguia em direção à favela quando a PM os encontrou.

Parte fugiu e invadiu o hotel. Presidente da Associação de Moradores do Vidigal, José Valdir Cavalcante, o Zé da Rádio, disse ontem que Nem estava no baile funk na madrugada de sábado na favela.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página