Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2010 - 08h27

Começa a funcionar hoje a estação Vila Prudente do metrô de SP

Publicidade

DE SÃO PAULO

Começa a funcionar nesta segunda-feira uma nova estação na linha 2-verde do metrô de São Paulo. Inaugurada no último sábado, a estação Vila Prudente vai funcionar das 9h30 às 15h. Em um primeiro momento, as estações funcionam fora dos horários de pico, em uma operação especial chamada de "assistida".

Governador diz que melhora dos trens de SP levará dois anos
Metrô instala redutores de vão de plataformas nas estações
Circulação de trens da CPTM é parcialmente normalizada
Moradores de Higienópolis se mobilizam contra metrô

As viagens, por enquanto, serão gratuitas até a estação Sacomã. A partir daí, caso o viajante opte por seguir viagem, terá de desembolsar o preço da passagem, R$ 2,65. Não existe previsão para que a estação Vila Prudente funcione no mesmo horário das outras. Quando entrar na rotina do sistema, por volta de 66 mil pessoas devem utilizar diariamente seus serviços.

Em termos de engenharia, com o objetivo de economizar energia, o destaque está na iluminação, já que foi projetada para receber a luz natural em praticamente todo o seu espaço, inclusive nos trechos da plataforma. Com o mesmo propósito, o de poupar energia, foram feitas escadas rolantes inteligentes, que trabalham conforme o fluxo de pessoas.

A exemplo das recém-inauguradas estações da linha amarela, Paulista e Faria Lima, a de Vila Prudente conta com esteiras rolantes automáticas e portas de vidro de segurança, que objetivam separar os usuários da via.

Nas próximas semanas, o governo estadual espera inaugurar a estação Tamanduateí, também na linha verde. Ela possibilitará que os moradores da região do ABC, usuários da linha 10-turquesa da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos de São Paulo), embarquem no metrô em um tempo muito menor do que o atual. Em vez de viajar até o Brás, primeira estação atualmente integrada ao metrô, o passageiro poderá realizar a baldeação três estações antes.

Almeida Rocha/Folhapress
Estação Vila Prudente, da linha Verde do metrô é inaugurada em SP; estação vai funcionar em operação assistida
Estação Vila Prudente, da linha Verde do metrô é inaugurada em SP; estação vai funcionar em operação assistida
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página