Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2010 - 20h06

Metade da Ilha do Bananal é atingida por fogo; Exército manda homens

Publicidade

FELIPE LUCHETE
FILIPE MOTTA
DE SÃO PAULO

Os incêndios florestais que atingem a Ilha do Bananal (TO) obrigaram o Exército a participar das ações de combate às chamas. O Ibama estima que metade da ilha, a maior fluvial do mundo, tenha sido afetada.

Tocantins é o primeiro Estado a contar com militares nos trabalhos. Trinta homens foram solicitados, segundo o Exército, mas o número pode aumentar.

Segundo o diretor de proteção ambiental do Ibama, Luciano Evaristo, serão, no total, 96 homens tentando controlar o fogo no local.

No Parque Nacional do Araguaia, que fica na região, a última avaliação prévia aponta danos em mais de 250 mil hectares (um hectare tem 10 mil metros quadrados).

Segundo o chefe do parque, Fernando Tizianel, o ano passado foi atípico, com muitas chuvas. Isso favoreceu o crescimento da vegetação e aumentou o 'combustível' para 2010.

O superintendente do Ibama do Tocantins, Joaquim Henrique Montelo Moura, diz que os focos na Ilha do Bananal serão extintos até o fim da semana.

Para Tizianel, não há como fazer previsão para o fim das queimadas.

O Estado é um dos mais afetados por uma onda de queimadas que atinge o Centro-Oeste e o Norte do país nas últimas semanas e que é apontada como uma das maiores dos últimos anos.

Vinte municípios decretaram situação de emergência no Estado. Hoje, dois homens foram flagrados pela polícia em Palmas queimando lotes na zona urbana. Eles foram liberados, mas vão responder pelo crime.

A Defesa Civil nacional informou que duas cidades estão em situação de emergência no país: Marcelândia e Peixoto de Azevedo (MT).

O Acre está em estado de alerta. Rondônia também está entre os Estados mais preocupantes, segundo o Ibama.

Até a tarde de hoje, o país registrou 12.551 focos de incêndio desde domingo, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página