Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2010 - 21h00

Com tempo seco, Sorocaba (SP) enfrenta incêndios em bairros

Publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI
ENVIADA ESPECIAL A SOROCABA

Em Sorocaba (a 100 km de São Paulo), a baixa umidade do ar tem provocado dezenas de focos de incêndios pela cidade, até mesmo em áreas residenciais. Não chove há 38 dias, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), e a umidade tem ficado a cerca de 20%.

Veja imagens do tempo seco em São Paulo
Saiba como cuidar da saúde durante o tempo seco
Umidade de São Paulo atinge 17%; cidade permanece em estado de atenção
Baixa umidade causa lotação em prontos-socorros de SP
Umidade fica abaixo de 20% em seis capitais

Nesta terça-feira, bombeiros e Defesa Civil levaram seis horas para controlar um incêndio numa área de 40 mil metros quadrados, vizinha a um bairro residencial.

O arquiteto Roberto Todesco, morador da região há 26 anos, diz que pior que a fumaça e o desconforto provocado por ela é a invasão das casas por animais peçonhentos após os incêndios. 'Aparecem cobra, aranha, muita aranha', afirma.

Segundo o coronel Roberto Montgomery, coordenador da Defesa Civil do município, cerca de 20 focos de incêndio são combatidos todos os dias em Sorocaba --e o número tende a aumentar, já que não deve chover na cidade pelo menos até domingo.

A maioria dos incêndios, diz o coronel, é provocada por bitucas de cigarro, jogadas na beira da estrada, ou por atos intencionais.

Por causa do clima seco, o número de atendimentos por problemas respiratórios na rede municipal de saúde aumentou cerca de 30%.

Nas escolas, a ordem é prevenir ocorrências. As atividades físicas em áreas abertas estão suspensas há um mês em alguns colégios.

Os alunos passam o recreio em áreas cobertas e fazem aulas de educação física em quadras fechadas. Para os menores, há o cuidado de molhar as caixas de areia, para evitar poeira.

Hoje, de acordo com o Inmet, a maior parte das cidades paulistas registrou índices de umidade relativa do ar entre 15% e 20% --considerados estado de alerta e de atenção pela Organização Mundial de Saúde. A região mais seca foi a noroeste.

Editoria de arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página