Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2010 - 19h06

Incêndios em vegetação neste ano passa o total de 2009 em SP

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Corpo de Bombeiros de São Paulo atendeu 22,6 mil casos de incêndio em vegetação no Estado de São Paulo até 10 de agosto deste ano. O número de ocorrência já está acima do registrado em todo o ano de 2009 --600 a mais.

Veja imagens do incêndio que atingiu favela de SP
Saiba como cuidar da saúde durante o tempo seco
Umidificador, toalhas molhadas e baldes são opções para melhorar o ar
Ar seco deixa quatro regiões de São Paulo com clima de Saara
SP pode suspender aulas caso umidade do ar atinja os 12%

De acordo com a corporação, o maior número de casos se deve ao tempo seco registrado no inverno deste ano. Nesta quarta-feira, até as 15h, os bombeiros contabilizaram 59 ocorrências na cidade de São Paulo. Incêndios também atingiram duas favelas da zona sul.

Para evitar novos incêndios, a corporação pede que não se use fogo para fazer limpeza de terrenos. Jogar lixo em áreas abandonadas é outra atitude de risco. Os bombeiros explicam que vidros e latas convergem os raios solares o que pode levar à queima do mato seco. A recomendação também é não jogar bitucas de cigarro na rua.

TEMPO SECO

Na cidade de São Paulo, a umidade relativa do ar mínima ficou em 19%, segundo a medição feita na estação do mirante de Santana, na zona norte, pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Segundo a Defesa Civil, a umidade registrada por volta das 13h30 chegou aos 13%, deixando a cidade em estado de alerta pelo terceiro dia consecutivo.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência. Na prática, quanto mais grave o estado decretado, maior a probabilidade de incidência de doenças respiratórias.

Jorge Araújo-24.ago.10/Folhapress
Vista do céu da cidade de São Paulo no fim da tarde; tempo continua seco em diversas capitais
Vista do céu da cidade de São Paulo no fim da tarde; umidade relativa do ar continua baixa em diversas capitais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página