Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2010 - 15h30

Umidade do ar chega a 16% e mantém SP em alerta; temperatura chega a 30ºC

Publicidade

DE SÃO PAULO

O índice de umidade relativa do ar atingia 16% na cidade de São Paulo, por volta das 15h20 desta quinta-feira, segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), o que mantém a cidade em estado de alerta. Mais cedo, o índice chegou a alcançar os 14%, o que corresponde a apenas um ponto percentual acima do registrado ontem, o menor índice do ano.

Veja imagens do tempo seco em São Paulo
Seca deixa reservas do país com menor nível desde 2002
Saiba como cuidar da saúde durante o tempo seco
Umidificador, toalhas molhadas e baldes são opções para melhorar o ar
Ar seco deixa quatro regiões de São Paulo com clima de Saara
Prefeitura de SP pode suspender aulas caso umidade do ar atinja os 12%

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo. Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios.

A Defesa Civil tem decretado estado de atenção e alerta todos os dias devido ao problema de baixa umidade desde a semana passada.

Enquanto durar o estado de alerta, a Defesa Civil recomenda que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e as 17h, não pratique exercícios das 11h às 15h e aconselha a ingestão de bastantes líquidos para evitar desidratação.

O órgão alerta ainda que a baixa umidade aumenta as chances de incêndio em pastagens e florestas e pede às pessoas que não coloquem fogo em terrenos baldios e vegetação seca.

Já as temperaturas também estavam altas em toda a cidade, com registro de 30ºC na estação automática de medição do Mirante de Santana (zona norte). Para os próximos dias o tempo deve permanecer sem grande alteração, com predomínio de sol e baixa umidade relativa do ar. Isso ocorre devido a uma massa de ar seco e quente que impede o avanço das frentes frias.

Jorge Araújo-24.ago.10/Folhapress
Vista do céu da cidade de São Paulo no fim da tarde; tempo continua seco em diversas capitais
Vista do céu da cidade de São Paulo no fim da tarde; tempo continua seco em diversas capitais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página