Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2010 - 06h54

Luiz Geraldo Toledo Machado (1927-2010): Escritor e nacionalista tenaz

Publicidade

FELIPE CARUSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Três dias após o golpe militar de 1964, o presidente recém-eleito da União Brasileira dos Escritores morreu.
Luiz Geraldo Toledo Machado, o vice da chapa, assumiria o cargo quando voltasse de uma viagem ao Egito. Havia informações, porém, de que ele seria preso ao chegar ao Brasil.

Leia sobre outras mortes

Avisado, conseguiu mudar o local da chegada e escapar da prisão. Temerário com o episódio, não assumiu o cargo e houve nova eleição.

Era um nacionalista. Entre os 16 livros publicados, a maioria ensaios, estão "Conceito de Nacionalismo", "Formação do Brasil" e "Unidade Nacional".

Nos anos 50, militou na Campanha do Petróleo, que resultou na criação da Petrobras. Nos anos 70, foi editor de política nacional da Folha e escreveu inúmeros artigos de análise sobre o tema.

A tese de doutorado em letras na USP -que virou livro em 1970- foi um dos primeiros trabalhos a explorar profundamente a obra de Antonio de Alcântara Machado.

Nasceu em São Paulo. Aos dez, foi com os pais para Guaratinguetá (SP), onde conheceu Maria Aparecida. Namoraram por cartas por nove anos enquanto ele estudava letras em Campinas (SP). Casaram-se em 1952.

Deu aulas na USP e na UnB. Fundou o Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e ajudou a reerguer o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas).

Morreu na quarta, aos 83, em SP, de falência múltipla dos órgãos. Deixa a mulher, três filhos e seis netos. A missa de sétimo dia será amanhã, às 17h30 , no Santuário Nossa Senhora de Fátima.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página