Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2010 - 09h37

Governo vai lançar pacote que pretende fortalecer Procons

Publicidade

JOHANNA NUBLAT
LARISSA GUIMARÃES
DE BRASÍLIA

O governo deve enviar ao Congresso até dezembro um conjunto de projetos a fim de fortalecer os Procons. Um dos objetivos é garantir que os órgãos apliquem diretamente o Código de Defesa do Consumidor, que completa 20 anos neste mês.

Procon vai autuar a Gol por descumprir o código de defesa do consumidor
Reclamações de passageiros podem fazer multa à Gol aumentar
Fabricantes de celular terão que responder notificação do Procon
Nestlé obtém liminar para manter publicidade do Alpino Fast

Se o consumidor levar ao Procon comprovante de que pagou duas vezes por um mesmo serviço, por exemplo, o órgão poderá mandar a empresa devolver o valor. Se a empresa descumprir a ordem, o consumidor fica autorizado a entrar na Justiça.

"Esse tipo de medida corretiva fortalece os Procons", diz o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita.

A proposta também prevê a valorização da audiência de conciliação feita pelo Procon com a empresa e o consumidor. Caso as duas partes não entrem em acordo, essa audiência poderá servir de base na primeira etapa do processo na Justiça.

"A audiência é usada pelas empresas para protelar", diz Lisa Gunn, coordenadora do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

O governo quer ainda criar a chamada multa civil. Com o mecanismo, o juiz pode determinar um valor a ser pago pela empresa que repetidamente cometer "grave lesão", como cobrar indevidamente vários consumidores.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página