Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2010 - 00h35

Alfredo Serafino Paesani (1930-2010) - Um militante da arquitetura

Publicidade

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Alfredo Paesani era um arquiteto que apreciava o trabalho em equipe. Formado pelo Mackenzie em 1954, ele nunca saiu em carreira solo, abrindo o próprio escritório.

Leia sobre outras mortes

Ao longo da vida, colaborou com muitos nomes, como Paulo Mendes da Rocha, Pedro Paulo de Melo Saraiva, Ícaro de Castro Mello e Fábio Penteado, entre outros.

Seu primeiro feito profissional, como lembrou certa vez em entrevista, veio três anos após se formar, quando já era professor do Mackenzie: ganhou um concurso, com Paulo Mendes da Rocha e Pedro Paulo Saraiva, para o prédio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Em 1964, ano do golpe militar, foi afastado da faculdade onde lecionava por divergências ideológicas, conta sua mulher, a socióloga Eugênia Sarah Paesani.

Sua atuação para a regulamentação da profissão de arquiteto no Brasil foi bastante intensa. Ocupou cargo de direção no IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), assumiu como o primeiro presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado de SP nos anos 70 e ajudou a criar a Federação Nacional de Arquitetos.

Como diretor de projetos do Cecap (Caixa Estadual de Casas para o Povo, depois transformada em CDHU) tornou viável a construção de moradias populares em SP.

Em 1977, foi um dos fundadores da revista "Projeto Design", editada até hoje.

Afastou-se da profissão há dez anos. Desde então, passou a ajudar na parte administrativa do escritório de pesquisa de sua mulher.

No ano passado, por sua carreira, recebeu homenagem na Câmara Municipal.

Sofria de problemas pulmonares. Morreu anteontem, aos 79, sem deixar filhos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página