Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2010 - 07h49

Contra roubos, shopping centers de São Paulo pedem ajuda ao FBI

Publicidade

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DE SÃO PAULO

Em meio à onda de roubos a joalherias e lojas de artigos de luxo de São Paulo, a associação dos shopping centers traz dos EUA especialistas em crimes contra o varejo, entre eles um do FBI, a polícia federal americana.

Dupla invade shopping e assalta joalheria em Vitória (ES)
Shopping do RS tem duas lojas assaltadas no mesmo dia
Grupo assalta joalheria em shopping de Porto Alegre (RS)
Shopping Pátio Higienópolis, em SP, tem segundo assalto no ano
Após assaltos, shoppings de SP começam a usar segurança armada

Jim Burger, também consultor da "National Retail Federation", uma espécie de federação do comércio, discutirá segurança pública com lojistas, donos de shopping e com a cúpula da polícia.

Carlos Cecconello/Folhapress
Segurança armado em frente a shopping center de São Paulo; lojistas discutem medidas contra roubos com especialistas
Segurança armado em frente a shopping center de São Paulo; lojistas discutem medidas contra roubos com especialistas

Foi chamado para mostrar como funciona a integração entre o setor varejista e o departamento de investigações do órgão federal dos EUA. Uma empresa israelense de segurança especialista em artilharia também participa amanhã do evento.

Na plateia, donos de empresas de segurança privada, o chefe da delegacia de repressão a roubos de joias do Deic (departamento que investiga o crime organizado), José Antônio do Nascimento, e o secretário adjunto da Segurança Pública de São Paulo, Arnaldo Hossepian Júnior, vão ouvi-lo.

Também falarão aos empresários de shopping a vice-presidente sênior da badalada e cara loja de departamento de Nova York Saks Fifth Avenue, Rosamaria Sostilio.

Ela e outro vice-presidente da Saks, Tony Caccioppoli, mostrarão como a arquitetura contribui para diminuir a incidência de roubos nas lojas de luxo, "nova realidade no mercado nacional", diz a associação dos shoppings.

Só neste ano já são 14 os assaltos a shoppings de São Paulo, entre eles o roubo à joalheria Tiffany e à relojoaria Rolex, do Cidade Jardim, e à loja de artigos de luxo Montblanc no Higienópolis.

"As facilidades vão diminuir e os controles vão ficar cada vez mais fortes. A bandidagem vai procurar outro tipo de coisa para assaltar. Depois dessa discussão, os shopping centers ficarão mais seguros", afirma Nabil Sahyoun, presidente da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página