Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2010 - 19h48

Polícia descarta envenenamento e confirma que cães mataram emas no Zoo Safári de SP

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Polícia Civil descartou que as 11 das 12 emas do Zoo Safári de São Paulo tenham morrido em consequência de envenenamento e confirmou que as aves foram atacadas por cães, como havia informado a Fundação Parque Zoológico. As mortes ocorreram no último dia 19.

Polícia Civil investiga morte de 11 emas no Zoo Safári

Patrícia Santos - 03.jan.02/Folhapress
Polícia Civil investiga morte de 11 emas no Zoo Safári, em São Paulo; foto mostra casal de emas brancas do local
Polícia Civil investiga morte de 11 emas no Zoo Safári, em São Paulo; foto mostra casal de emas brancas do local

Nesta terça-feira, a Secretaria da Segurança Pública informou que o delegado Sebastião Celso dos Santos, da Delegacia de Crimes Contra o Meio Ambiente, descartou o envenenamento com base em depoimento de funcionários do parque --que viram os cães no local-- e pelo fato de outros animais que estavam no recinto --pavões-- não terem sofrido nada.

A secretaria também informou que os laudos sobre as mortes devem ser divulgados nos próximos dias.

ATAQUE

As emas foram atacadas na madrugada do dia 19, mas ainda não se sabe como os cães --vira-latas-- invadiram o local.

Das 12 emas que estavam no recinto, nove morreram logo após o ataque e duas foram sacrificadas devido aos ferimentos. A única sobrevivente --Ziggy--, é do sexo masculino e está em recuperação.

Em nota, após as mortes, a fundação informou que as aves apresentavam lacerações e perfurações por mordidas e que algumas tiveram parte de suas carcaças devoradas.

CÃES

Segundo a Fundação Parque Zoológico, os cães que invadiram o Zoo Safári permaneceram no território das emas até serem flagrados por funcionários, pela manhã, quando fugiram --um teria tentado atacar um funcionário do parque.

No dia 20, foi solicitada ajuda do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para a captura dos animais, e um deles foi localizado na quarta, quando tentava se aproximar da entrada do Zoo Safári, afirma a fundação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página