Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2010 - 00h00

Petronio Nascimento de Oliveira (1952-2010) - Ator e cenógrafo da Cia. do Feijão

Publicidade

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

O nascimento ocorreu em Uberaba, Minas Gerais. O crescimento foi no Rio, onde fez dois anos de ciências biológicas, sem concluir. Apenas em São Paulo que ele, Petronio Nascimento, descobriu sua vocação.

Leia sobre outras mortes

Na capital paulista, o rapaz cursou artes cênicas e educação artística. Tornou-se ator, diretor e cenógrafo.

A primeira peça em que atuou, como lembra o amigo e diretor Ednaldo Freire, da Fraternal Companhia de Artes e Malas-Artes, foi "O Pagador de Promessas".

Seu negócio era o teatro de grupo. Em 1981, começou como cenógrafo no grupo teatral Mambembe. Trabalhou ainda com a Fraternal e, nos últimos tempos, integrava a Cia. do Feijão, com a qual ganhou um prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor espetáculo ("Mire Veja"), em 2003.

Também foi professor do teatro-escola Célia Helena e do Macunaíma.

Segundo os amigos, Petronio tinha como sonho viver do teatro que fazia _não comercial e de cunho popular. Apesar das dificuldades da profissão, nunca desanimou, conta o ator Zernesto Pessoa.

Lúcia, sua ex-mulher, lembra que ele não era de fazer concessões e não abria mão de seus princípios. Com ela, Petronio teve o filho Francisco, que faz música na Unicamp _tinha orgulho ao ver o filho seguir a área artística.

Engraçado, era o rei das piadas infames entre os amigos. "Ele contagiava as pessoas com qualquer besteira que falasse", diz Zernesto.

Há cerca de seis anos, o ator descobriu um câncer de intestino. Morreu anteontem, aos 58, devido à doença.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página