Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2010 - 07h33

No quarto dia de problemas, Webjet registra cancelamento de 50% de seus voos

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Infraero registrava às 7h desta quinta-feira cancelamento em 50% dos voos programados pela companhia Webjet Linhas Aéreas. Ao todo, foram seis voos cancelados em todo país, de um total de 12 voos programados. Além disso, havia registro de um voo com mais de 30 minutos de atraso no horário.

Saiba o que fazer em caso de cancelamento ou atraso de voo
Quarta aérea do país, Webjet foi comprada pela CVC em 2007
Webjet acata suspensão de venda de passagens e diz que normalizará voos
Webjet cancelou voos porque tripulantes estavam no limite da carga horária, diz Anac

Esse é o quarto dia consecutivo em que a companhia registra cancelamentos e atrasos. Ontem (29), o Ministério Público Federal no Distrito Federal instaurou nesta quarta-feira um inquérito para apurar as causas e responsabilidades dos atrasos e cancelamentos.

O documento foi expedido pelo procurador da República Marcus Marcelus Goulart e solicita informações à companhia e à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que terão dez dias úteis, a partir do recebimento do pedido, para encaminhar as informações solicitadas.

A empresa foi obrigada a reduzir o número de voos na última semana para cumprir a regulamentação da jornada máxima de trabalho dos aeronautas, a Webjet informou que a situação foi provocada pelo aumento da demanda da empresa. A previsão da empresa é que até sexta-feira (1º) a situação esteja normalizada.

Por conta dos problemas, a Anac determinou a suspensão da venda de bilhetes pela companhia até sexta. Em julho, a empresa já tinha sido multada em R$ 225 mil por carga horária excessiva da tripulação.

Além de suspender a venda de bilhetes, a agência reguladora também vai intensificar a fiscalização da companhia tanto nos aeroportos quanto no centro de operações da empresa. O índice de voos cancelados pela empresa passou de 2,4% em agosto para 5,7% em setembro e chegou a 9,7% na última semana.

SINDICATO

O SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) divulgou nota na segunda-feira reclamando da sobrecarga dos funcionários das empresas aéreas. 'Há algum tempo o SNA vem denunciando o descumprimento da regulamentação profissional nas empresas de aviação comercial brasileiras. A sobrecarga de trabalho, além de ser um fator gerador de estresse para os aeronautas, gera atrasos e cancelamentos de voos', informou o sindicato.

A entidade defendeu a fiscalização, 'em nome da segurança de voo'. Para o sindicato, a empresa deve se adequar às necessidades, entre elas o retorno de um quarto comissário a bordo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página