Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2010 - 11h21

Empresária fecha acordo para reduzir Calçada da Fama, no centro de SP

Publicidade

DE SÃO PAULO

Depois de recorrer à Justiça, protestar, criar uma associação de bairro e acusar de agressão a dona da Rede Biroska, moradores de Santa Cecília (região central de São Paulo) assinaram um acordo com a idealizadora da Calçada da Fama. A informação é da reportagem de Cristina Moreno de Castro publicada na edição desta quinta-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Justiça suspende obras da "Calçada da Fama" no centro de SP
Comerciantes vão à Justiça contra a calçada da fama em SP

De acordo com o texto, o acordo está em análise no Conselho Superior do Ministério Público. Depois, se for homologado pelo Judiciário, o processo será extinto. A calçada ocupa um quarteirão da rua Canuto do Val, em Santa Cecília, onde estão cinco bares da Biroska, da empresária Lilian Gonçalves.

Danilo Verpa/Folhapress
Rua Canuto do Val, no bairro de Santa Cecília, na região central de SP, onde empresária criou a Calçada da Fama
Rua Canuto do Val, no bairro de Santa Cecília, na região central de SP), onde empresária criou a Calçada da Fama

O projeto, inspirado na Calçada da Fama de Hollywood, previa o alargamento do passeio em dois metros, a colocação de luzes "diferenciadas" e estrelas em homenagem a personalidades. Foi aprovado por lei, em 2008. Mas causou polêmica entre moradores e comerciantes da região, que conseguiram que a Justiça suspendesse as obras em novembro do ano passado, quando o alargamento do passeio já tinha sido feito pela prefeitura, ao custo de R$ 77 mil.

No acordo, ficou estabelecido que metade da calçada teria sua largura reduzida em 1,20 metro --a outra metade continuaria com a largura de 6 metros-- e que a Rede Biroska poderia tocar seu projeto em toda a extensão. Além disso, o acordo prevê que os bares cumpram normas já previstas em lei, como retirada de mesas da calçada à 1h, cumprimento da lei Cidade Limpa e regularização da iluminação e da limpeza do passeio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página