Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2010 - 19h54

Operação em 45 países coíbe venda de remédios pela web; PF prende 5 no Brasil

Publicidade

DE BRASÍLIA

Uma operação realizada em 45 países contra venda de medicamentos pela internet prendeu cerca de 80 pessoas, sendo cinco no Brasil, informou a PF (Polícia Federal) nesta terça-feira. Foram apreendidas 15 mil caixas de remédios.

Ação mundial contra venda de medicamentos pela web prende 80

No Brasil, a polícia identificou e vai pedir para que a Justiça feche 54 canais de vendas on-line de medicamentos --de acordo com as investigações, eram comercializados remédios proibidos.

As cinco pessoas presas no país --duas em Minas, uma em Santa Catarina, uma em São Paulo e uma no Maranhão-- estocavam mil caixas de abortivos, anabolizantes, antidepressivos e inibidores de apetite.

No Brasil, a operação recebeu o nome de Panaceia, mas é parte de uma operação mundial de repressão à venda ilegal de medicamentos pela internet, chamada Pangeia 3 --que já identificou 694 sites fazendo este comércio ilegal.

As investigações mostram que os medicamentos vendidos no Brasil, geralmente, são comprados no Paraguai e no Uruguai, onde há poucas restrições e falta de fiscalização. Eles são trazidos dos países vizinhos em pequenas quantidades para não despertar a atenção.

A polícia, agora, deve tentar identificar os fornecedores e consumidores. Se ficar comprovado dolo (intenção), quem comprou os medicamentos também poderá responder a um procedimento criminal, principalmente nos casos de abortivos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página