Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2010 - 17h50

Ministro diz que superbactéria já foi notificada no DF, no PR e em SP

Publicidade

ANGELA PINHO
DE BRASÍLIA

Já há notificações oficiais de infecções pela chamada superbactéria KPC em dois Estados do país, além do Distrito Federal, afirmou nesta quarta-feira o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Pacientes com superbactéria são isolados em hospitais de SP
Ministro relaciona superbactéria ao consumo de antibióticos
Anvisa deve mudar regra para evitar venda de antibiótico sem receita
Sobe para 135 número de casos com a superbactéria no DF
Superbactéria é alerta para hospitais do país

Na segunda-feira (18), ele havia dito que só tinha conhecimentos de casos no Distrito Federal. Agora confirmou registros também no Paraná e em São Paulo, mas não foi informado o número de casos.

O ministro voltou a afirmar que o consumo indiscriminado de antibióticos pode contribuir para o surgimento desses organismos resistentes.

De acordo com Dirceu Barbano, diretor da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a agência fará uma reunião na sexta-feira na qual poderá aumentar o controle sobre antibióticos. A proposta, que já foi submetida a consulta pública, prevê que a receita dos medicamentos seja retida nas farmácias.

Atualmente, o consumidor deve apenas apresentar a prescrição e pode ficar com ela, mas nem essa exigência é cumprida em muitos locais.

ISOLADOS

Em São Paulo, hospitais estão isolando mesmo pacientes que têm o micro-organismo, mas não apresentam sintomas. Ontem, em comunicado aos hospitais, a Secretaria Municipal da Saúde solicitou que surtos da bactéria superresistente aos antibióticos sejam notificados imediatamente ao núcleo de controle de infecção hospitalar.

A Folha apurou que em dez hospitais públicos e privados de São Paulo houve o registro de ao menos 90 casos da KPC, desde o início do ano. No Edmundo Vasconcellos, por exemplo, houve nove casos, com três mortes. No Sírio-Libanês, foram cinco casos, no Oswaldo Cruz, três, e no Albert Einstein três.

Editoria de Arte / Folhapress/Editoria de Arte / Folhapress

Com CLÁUDIA COLLUCCI, DE SÃO PAULO

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página