Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2010 - 15h09

Campinas (SP) registra segunda maior epidemia de dengue da história

Publicidade

RACHEL BOTELHO
DE SÃO PAULO

A cidade de Campinas (93 km de SP) enfrenta a segunda maior epidemia de dengue de sua história. Entre fevereiro e junho deste ano, 2.563 casos foram confirmados, segundo a secretaria municipal de saúde.

Do total, 56 pessoas sofreram complicações e 26 tiveram febre hemorrágica com dengue. Duas morreram.

A quantidade de infectados é de 242,6 pessoas para cada grupo de 100 mil habitantes, taxa inferior apenas à de 2007 --1.089,4.

Para o coordenador do Programa de Combate à Dengue, o médico sanitarista André Ribas Freitas, dois fatores explicam o aumento de casos neste ano: o inverno chuvoso do ano passado, que facilitou o aumento da população de mosquitos, e a circulação de dois tipos de vírus na cidade.

O secretário municipal de saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, defende "uma atitude agressiva" para evitar novo aumento de casos.

"O combate à epidemia vai envolver secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Educação, [companhias de] distribuição de água e esgoto, todos os setores da administração para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti", diz.

A capacitação de médicos para identificar rapidamente um caso suspeito --o que permite uma reação a tempo de limitar o mosquito a determinado bairro e evitar a contaminação de outras pessoas-- também será intensificada.

Segundo Freitas, o fato de ter havido casos em seis regiões de Campinas nos meses mais frios do ano é preocupante.

"Temos que combater o mosquito agora, quando começa o período de maior calor e chuvas e ele prolifera. Depois, não adianta mais", diz.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página