Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2010 - 14h31

Justiça deve decidir no dia 10 de novembro se caso Mércia será julgado em Guarulhos

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) deve decidir no dia 10 de novembro se o julgamento dos acusados pelo assassinato da advogada Mércia Nakashima será em Guarulhos (Grande São Paulo), onde moram os réus, ou em Nazaré Paulista (64 km de São Paulo), onde o corpo de Mércia foi encontrado.

Mãe de Mércia desmente Mizael e diz acreditar em condenação
Evandro reafirma tortura e acusa delegado de mentir no caso Mércia
Mizael nega crime e diz que vai investigar quem matou Mércia
Acusação diz que liberdade de Mizael faz testemunhas se sentirem ameaçadas
Juiz interrompe audiência do caso Mércia por questões de segurança
Veja galeria de fotos da audiência em Guarulhos
Veja galeria de fotos da reconstituição
Veja vídeo com a versão da polícia sobre o caso Mércia

O ex-policial militar Mizael Bispo de Souza --ex-namorado da advogada-- e o vigia Evandro Bezerra da Silva são acusados pelo crime. Ambos negam as acusações. O pedido de transferência foi feito pela defesa dos acusados. Inicialmente a Justiça negou a transferência, mas a defesa recorreu.

Wendy Vatanabe/Diário de Guarulhos
Mizael Bispo de Souza é interrogado no quarto dia de audiência sobre a morte de Mércia Nakashima, no fórum de Guarulhos
Mizael Bispo de Souza é interrogado no quarto dia de audiência sobre a morte de Mércia Nakashima, no fórum de Guarulhos

Na última semana, do dia 18 ao dia 21 de outubro, foi iniciada a audiência de instrução do processo, em que foram ouvidas testemunhas de defesa e acusação. A audiência, que deve decidir se Mizael e Evandro serão ou não levados a júri popular, está suspensa até a decisão da Justiça sobre onde o caso deve ser julgado.

Segundo o TJ, ainda não há previsão de quando a audiência deve ser retomada.

O juiz Leandro Jorge Bittencourt Cano, responsável pela audiência de instrução, também já havia dito que não daria continuidade aos trabalhos até que chegassem informações solicitadas à empresa Graber, para saber se o rastreador do carro de Mizael --usado pela polícia para refazer o itinerário do acusado no dia em que Mércia desapareceu, 23 de maio-- apresentou defeito em 2010.

Quando as pendências foram resolvidas, o juiz deve ouvir as alegações finais da defesa e da acusação, que serão feitas por escrito.

CRIME

A advogada Mércia Nakashima desapareceu no dia 23 de maio. Seu carro foi encontrado na represa de Nazaré Paulista no dia 10 de junho, e seu corpo no dia seguinte.

Mizael é acusado de homicídio triplamente qualificado, mas desde o início das investigações nega qualquer envolvimento com o crime. O vigia Evandro Bezerra da Silva, acusado pela polícia de ajudar Mizael, foi denunciado por homicídio duplamente qualificado.

Silva chegou a falar, em depoimento à polícia, que combinou de ir buscar Mizael na represa de Nazaré Paulista no dia 23 de maio --data de desaparecimento de Mércia--, mas depois mudou a versão e negou envolvimento com o crime.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página