Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2010 - 08h36

Gestão Gilberto Kassab volta a adiar "solução do lixo" da cidade de São Paulo

Publicidade

EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

Apresentada como solução para parte dos problemas de sujeira de São Paulo, a ideia de fazer com que a mesma empresa que varre as ruas também limpe os bueiros foi adiada mais uma vez.

Prefeitura de SP agora varre ruas do centro aos domingos
Lixo toma conta das calçadas e ruas da região central de SP
60% das crianças vivem em casas com saneamento falho
Cai proporção de casas com rede coletora de esgoto no Brasil
Curitiba é multada em R$ 100 mil por descarte de lixo hospitalar

O projeto foi anunciado em outubro do ano passado como resposta da gestão Gilberto Kassab (DEM) à sujeira na cidade, apontada na época como um dos agravantes de enchentes. Até hoje não passou de uma ideia.

Nesta semana, a prefeitura publicou no "Diário Oficial" da Cidade a renovação dos contratos com as empresas de varrição por mais um ano. Ou seja, tudo fica como está, ao menos por enquanto.

Também foi publicada a criação de uma comissão para cuidar da licitação do novo modelo de limpeza urbana, mas ainda não há prazo para a concorrência ser aberta. Quando a licitação for concluída, os contratos de varrição poderão ser rompidos pela prefeitura sem pagamento de multa.

Os efeitos do novo modelo de limpeza urbana, que será implantado após a nova licitação, só poderão ser sentidos a partir do fim do próximo ano, com a chegada das chuvas de verão.

Silva Júnior/Folhapress
Gestão Kassab renova contratos com as empresas de varrição e adia mais uma vez "solução do lixo" de SP
Gestão Kassab renova contratos com as empresas de varrição e adia mais uma vez "solução do lixo" de SP

UNIFICAÇÃO

A ideia de unificar parte dos serviços de limpeza foi da equipe do então secretário de Serviços Alexandre de Moraes, demitido por Kassab em junho deste ano. Com a demissão, todos os projetos de Moraes, que acumulava a pasta dos Transportes, foram suspensos e reavaliados pelos novos secretários.

Com a unificação dos serviços, dizia Moraes (com a concordância de Kassab), a cidade ficaria mais limpa porque as empresas teriam metas a cumprir, inclusive de qualidade.

Um dos itens estudados era a contratação de pesquisas de opinião para que a população local avaliasse a qualidade do serviço. As empresas teriam desconto de sua remuneração se tivessem avaliação baixa.

Além disso, não haveria risco do varredor jogar a sujeira para dentro dos bueiros porque ele mesmo --ou sua empresa-- teria de limpar, argumentava a prefeitura.

A ideia de unificar os serviços está mantida, mas há detalhes a serem definidos. Por exemplo, em quantas áreas a cidade será dividida? Hoje são cinco regiões. A proposta inicial era passar para duas áreas, 'espelhando' com os mesmos setores da coleta de lixo domiciliar.

Os contratos, de R$ 356 milhões para este ano, foram corrigidos em 6,473%. Em 2009, não houve reajuste.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página