Publicidade
Publicidade
Polícia investiga venda de quadros falsificados por galeria de arte; obras são apreendidas
Publicidade
RACHEL AÑÓN
DE SÃO PAULO
Uma galeria de arte está sendo investigada sob suspeita de venda de obras falsificadas. Oito quadros com suposta autoria atribuída ao artista plástico Aldemir Martins, que morreu em 2006, foram apreendidos pelos policiais do Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado).
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
Segundo nota do Deic, na sexta-feira passada (5), um quadro foi interceptado no momento da entrega, no bairro da Aclimação (região central) e outros quatro recolhidos no interior da galeria responsável pelas vendas no condomínio Riviera de São Lourenço, em Bertioga (118 km de São Paulo).
| Divulgação |
![]() |
| Polícia investiga venda de quadros falsificados por galeria de arte em São Paulo; oito obras foram apreendidas |
Durante as investigações, uma equipe da Delegacia de Repressão a Crimes Cometidos Contra Fé Pública, identificou um agroempresário, de 50 anos, proprietário de três obras suspeitas de falsificação e adquiridas na galeria. Os quadros intitulados Mullher, datado 2000, e dois com o nome de Gato, de 2000 e 2001, estavam com certificado de autenticidade supostamente assinado pelo próprio artista, além de firma reconhecida em cartório.
Elas tiveram a autenticidade negada pelo Estúdio Aldemir Martins, dirigido pelo filho do artista, Pedro Martins. O agroempresário informou que receberia mais uma pintura na última sexta. O furgão da galeria foi interceptado pelos policiais e a obra Cangaceiro, de 2000, recolhida para análise.
Segundo representantes do espólio, Martins deixou de pintar esse personagem há, pelo menos, uma década antes de morrer.
O proprietário da galeria foi procurado pelos policias, que apreenderam pinturas acrílicas sobre tela, gravuras e notas fiscais relativas às transações e documentos. Ele deverá se apresentar na Delegacia nos próximos dias. O material recolhido foi enviado para o Instituto de Criminalística.
+ Notícias em Cotidiano
- Semana começa com chuva no Norte, Sudeste e Centro-Oeste
- EUA prendem mais de 30 brasileiros que estudavam aviação no país
- Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 18 milhões na próxima quarta-feira
- Confronto entre índios e delegado deixa cinco feridos no Maranhão
- Metrô publica contrato, mas diz que linha segue suspensa
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Prefeitura de São Paulo vai criar hospital público para cães e gatos
- Comissão aprova projeto que torna legal casamento homossexual
- Contêiner com 20 t de lixo hospitalar vindo da Espanha é barrado em SC
- Após nova negociação, termina greve de ônibus na Grande SP
- Cantor Pedro Leonardo passa bem após ser transferido da UTI
+ Comentadas
- Comissão aprova projeto que torna legal casamento homossexual
- Prefeitura de São Paulo vai criar hospital público para cães e gatos
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.









Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV