Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2010 - 22h09

Gêmeas de Pernambuco completam 105 anos de idade

Publicidade

FÁBIO GUIBU
DE RECIFE

As irmãs pernambucanas Maria do Carmo e Maria Anunciada Santana completaram há 11 dias 105 anos de vida e podem entrar para o "Guinness Book", o livro dos recordes, como as gêmeas mais velhas do mundo. O título, hoje, pertence a duas inglesas de 100 anos.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
Baiano comemora 116 anos em asilo de Salvador

A família busca no interior do Estado documentos que comprovem a idade delas. Já conseguiram a certidão de batismo, de 1905, guardada na igreja matriz de Sant'Ana, em Belo Jardim (a 180 km de Recife), onde nasceram.

Segundo uma das sobrinhas, Zélia Santana, o documento revelou uma informação que as próprias irmãs desconheciam: a data de nascimento.

"Elas achavam que era 1º de novembro, mas, na verdade, essa era a data do batismo", afirmou. "Elas nasceram em 29 de outubro", disse.

A certidão de nascimento das gêmeas foi perdida em uma enchente ocorrida na cidade em 1974. Uma cópia foi requisitada ao cartório da cidade, que ainda realiza as buscas nos livros antigos.

As irmãs se casaram com dois homens que também eram irmãos e tiveram, no total, 20 filhos. Elas moram hoje em Carpina (a 65 km de Recife) e têm 62 netos, 70 bisnetos e nove tataranetos.

"Queremos incluí-las no 'Guinness Book' para homenageá-las pelo exemplo de vida que são", disse a sobrinha. "Também queremos quebrar o paradigma de que as pessoas do Nordeste não têm uma vida longa, devido às dificuldades que enfrentam."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página