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Após acidente com 9 mortos, Americana (SP) instala portão em linha férrea
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RACHEL BOTELHO
DE SÃO PAULO
A Prefeitura de Americana (127 km de SP) instalou, na última segunda-feira (8), um portão na passagem de nível da linha férrea da rua Carioba, no centro da cidade. A medida foi tomada dois meses após a colisão entre um trem e um ônibus urbano no local, que deixou nove mortos.
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Segundo o secretário dos Transportes de Americana, Jesuel de Freitas, o portão, que tem 11 metros por 2 metros de altura, é uma medida paliativa para tentar evitar novos acidentes. A ideia inicial, de instalar uma cancela, foi abandonada porque esse tipo de dispositivo não foi eficaz há alguns anos.
"O objetivo é conter abusos e acessos porque, mesmo com o sinal visual [que indica a aproximação do trem], as pessoas acabam se arriscando a cruzar a linha férrea de carro e moto", afirma o secretário.
O portão é acionado manualmente pelo funcionário do turno depois que os avisos sonoro e luminoso são ligados. Após a passagem da locomotiva, o servidor abre o portão, liberando a travessia da linha férrea.
Segundo Freitas, na segunda quinzena de novembro haverá uma reunião na cidade com representantes da ALL, concessionária da ferrovia, da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e de cidades da região para discutir uma eventual mudança no trajeto dos trens. "Senti que há condição para que eles deixem os centros urbanos", afirma.
Zanone Fraissat-9.set.10/Folhapress | ||
Acidente entre trem e ônibus deixa nove mortos e 15 feridos na região central da cidade de Americana (127 km de São Paulo) |
ACIDENTE
O acidente entre ônibus e trem ocorreu no início de setembro deixou nove mortos e 15 feridos.
A Polícia Civil indiciou o motorista Alonso de Carvalho, 50, sob a suspeita de homicídio culposo (sem intenção de matar) e lesão corporal no inquérito que apura as mortes ocorridas no acidente. O motorista responderá o processo em liberdade, segundo o delegado responsável pelo caso, Claudiney Albino Xavier.
Segundo o delegado, o motorista disse em seu depoimento que dirigia a uma velocidade de 12 km/h e não percebeu os avisos sonoros e luminosos disparados para avisar sobre a passagem do trem. Em setembro, Carvalho havia declarado à Polícia Civil que estava a 20 km/h.
Um laudo do IC (Instituto de Criminalística) responsabilizou o motorista pelo acidente. Apontou ainda que os sinais sonoros e luminosos foram acionados antes da passagem do trem.
O ônibus municipal da empresa VCA (Viação Cidade de Americana), que levava 28 pessoas, se partiu ao meio após ser arrastado por cerca de 80 metros pelo trem de cargas e ficar prensado em outra locomotiva que estava parada em uma linha férrea paralela. Houve pânico e gritaria entre passageiros e testemunhas. O trem de cargas da ALL (América Latina Logística) trafegava com 77 vagões.
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