Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2010 - 20h01

Governo do Rio pede tranferência de pelo menos 8 presos para presídios federais

Publicidade

FELIPE CARUSO
DO RIO

O secretário de Segurança do Estado do Rio, José Mariano Beltrame, pediu nesta terça-feira ao Tribunal de Justiça a transferência de pelo menos oito presos para presídios federais. A medida visa evitar que líderes de facções criminosas continuem a passar ordens para que bandidos façam arrastões e incendeiem carros na cidade.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
Veja imagens dos ataques no Rio

Segundo o secretário, o número de presos transferidos pode chegar a 13. A decisão pode sair ainda na noite de hoje.

"Essas medidas são ações de repressão que não resolvem o problema sozinhas. Se nós tivermos que continuar com ações de repressão, elas serão feitas", disse o secretário em coletiva na tarde de terça.

Beltrame não revelou os nomes dos presos incluídos no pedido de transferência. Uma das quatro pessoas presas na madrugada desta terça, segundo o secretário, revelou que as ordens dos ataques vinham dos complexos presidiários através da favela da Vila Cruzeiro. O TJ ainda não confirmou o recebimento do pedido.

DISQUE DENÚNCIA

O Disque Denúncia do Rio possui uma força tarefa para analisar denúncias sobre a possibilidade de possíveis ataques na cidade. Além de cruzar as informações recebidas, a equipe utiliza um banco de dados de procurados da Justiça para tentar identificar os responsáveis e sinaliza os locais com maior incidência de ameaças.

Nos últimos três meses, o serviço já cadastrou 51 informações sobre o assunto. De sábado (20) até esta terça-feira, foram recebidas 16 denúncias --8 delas hoje. O sigilo dos denunciantes é garantido --as informações podem ser passadas pelo telefone 0/XX/21/2253-1177.

VIOLÊNCIA

Desde o fim de semana, criminosos fazem arrastões e queimam carros no Rio. Ontem, o secretário de Segurança do Estado, José Mariano Beltrame, disse que novos ataques podem acontecer de "traficantes emburrados", em retaliação às UPPs e a transferência de presos para presídios federais.

Nesta terça, quatro rapazes --dois deles adolescentes-- foram detidos com bombas caseiras em Copacabana, zona sul do Rio. Segundo a Polícia Militar, eles são acusados de tentar instalar os artefatos explosivos embaixo de dois veículos no bairro.

Entre a noite de ontem e esta terça-feira, uma cabine da PM foi atingida por tiros e carros foram queimados. Na via Dutra --que liga o Rio a São Paulo--, carros foram queimados, e duas pessoas ficaram levemente feridas na altura do bairro da Pavuna (zona norte).

Já no início da manhã desta terça-feira, duas pessoas morreram e uma ficou ferida após um carro ser atingido por tiros na avenida Washington Luís, na altura de Duque de Caxias, Baixada Fluminense. Em Araruama, região dos Lagos, dois PMs foram mortos ontem à noite. Nos dois casos, a polícia investiga a possível ligação entre com os recentes ataques.

JadsonMarques 22.nov.10/Folhapress
Van queimada na saída da Dutra, sentido avenida Brasil, em Irajá, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro
Van queimada ontem na saída da Dutra, sentido avenida Brasil, em Irajá, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página