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Radar de SP começa hoje a multar falta de inspeção
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EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO
É hoje o dia em que os radares que identificam automaticamente as placas dos carros começarão a multar os veículos que perderam o prazo ou não foram aprovados na inspeção veicular.
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Todos os 177 radares com leitor automático de placa (daí o apelido de "dedo-duro") instalados em São Paulo foram habilitados para a nova tarefa.
Originalmente, os equipamentos tinham a função exclusiva de flagrar a infração ao rodízio municipal de veículos, inclusive o de caminhões. Por isso, eles estão instalados apenas no centro expandido e nas áreas onde os veículos pesados sofrem restrições de tráfego.
A prefeitura já multava os veículos que não estavam em dia com a inspeção, mas apenas em blitze específicas para esse fim. As blitze vão continuar, inclusive fora do centro expandido, mas a expectativa é que os radares passem a ser os maiores responsáveis pelas autuações.
A multa para quem não estiver em dia com a inspeção veicular e for flagrado é de R$ 550. O veículo também ficará impedido de fazer o licenciamento em 2011.
O prazo para a inspeção deste ano já acabou para os veículos com finais de placa de 1 a 9. Em dezembro, vence o prazo para os de final de placa 0. Quem perdeu o prazo já está sujeito a multa, mas ainda pode agendar a sua inspeção neste ano.
Se o proprietário deixar virar o ano, ainda assim poderá regularizar a situação a qualquer momento, mas terá de pagar duas taxas: R$ 56,44, que é o valor cobrado pela inspeção em si, e R$ 44,18, para desbloquear a inspeção do veículo.
A emissão dos boletos para o pagamento das taxas e o agendamento do teste têm de ser feitos pelo site da Controlar, concessionária responsável pelo serviço, no www.controlar.com.br
A legislação municipal prevê que cada veículo pode receber até quatro multas relacionadas à inspeção por mês. Porém, nesse período de adaptação, os radares aplicarão no máximo uma multa mensal.
O dinheiro arrecadado com as multas da inspeção veicular, segundo a prefeitura, será usado para subsidiar o uso dos ônibus movidos a etanol, que começam a operar em maio de 2011.
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