Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2010 - 09h24

Frisbee ganha parques de SP e atrai homens e mulheres

Publicidade

JAMES CIMINO
DE SÃO PAULO

Um esporte sem juiz, em que homens e mulheres podem jogar juntos ou separados e reúne pessoas de todas as faixas etárias está ganhando adeptos na cidade de SP.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Na manhã de ontem, no parque Villa-Lobos, acontecia a final do campeonato feminino de Ultimate Frisbee, aquele jogo de disco que geralmente se joga na praia em duas pessoas. Dessa final sairia a equipe que representará o Brasil no Mundial da Itália.

A modalidade, no entanto, pode ser jogada em campo de futebol, com duas equipes de sete integrantes, e mistura técnicas de três esportes.

A marcação e o giro vêm do basquete, a corrida para pegar o disco é como no futebol e o gol acontece da mesma maneira que no futebol americano: basta que um dos jogadores cruze a linha do gol com o disco na mão.

As partidas podem durar até duas horas ou quando uma das equipes alcançar os 17 pontos. E se houver lance mal resolvido, os times repetem a jogada, dispensando a presença de um árbitro.

"Esse esporte nasceu em 1973 e tinha uma filosofia esportiva influenciada pelo movimento hippie. Não achamos válido levar vantagem em cima de lance obscuro", diz Malela Paredes, capitã da equipe Flying Cats.

"Por isso, também, o esporte é democrático e mistura as pessoas", acrescenta. Como tem poucos adeptos, equipes da Federação Paulista de Disco aceitam a participação de qualquer interessado em partida não oficial.

Como não têm um lugar fixo para a prática, os times circulam entre os parques Villa-Lobos e Ibirapuera, na praça do Relógio e no Cepeusp, na USP, e no Sesc Interlagos. Mais informações podem ser encontradas no site frisbeebrasil.com.br

Rodrigo Capote/Folhapress
Atletas na final do campeonato brasileiro de Frisbee, no parque Villa-Lobos, em SP
Atletas na final do campeonato brasileiro de Frisbee, no parque Villa-Lobos, em SP
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página