Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2010 - 12h14

Guararema (SP) decora seu Natal com 1 milhão de garrafas PET

Publicidade

JAMES CIMINO
DE SÃO PAULO

Inspirada nos trabalhos dos galpões de escolas de samba, a Secretaria da Cultura de Guararema (Grande SP) criou uma oficina permanente para a produzir a decoração de Natal da cidade.

Desde o ano passado, 35 ex-varredoras de rua foram treinadas e transformadas em artesãs natalinas. Produzem bolas, guirlandas, velas, sinos, estrelas e árvores com garrafas PET. Ganham, por mês, cerca de R$ 700.

Neste ano, os trabalhos foram feitos com base em 1 milhão de garrafas, das quais 80% foram coletadas em escolas públicas e particulares, num programa conjunto que visa a dar educação ambiental às crianças da cidade.

"Há um projeto de implantação da coleta seletiva na cidade, e essa oficina é o pontapé inicial", diz a secretária de Cultura, Rita de Cássia Hasmann Pereira.

O trabalho das artesãs se espalha por 27 pontos turísticos, entre parques e prédios públicos, e dão um ar sofisticado ao Natal de Guararema.

"O tema deste ano é "Guararema: Brilha uma Estrela". Por isso temos uma árvore de 12 m na entrada da cidade toda decorada com estrelas. As artesãs levam dois dias para confeccionar cada uma, por exemplo. Por isso a oficina é permanente", diz Rita.

Os trabalhos para o Natal de 2011 já começaram.

Rodrigo Capote/Folhapress
Moradores observam a decoração feita com garrafas PET, em Guararema, na Grande SP
Moradores observam a decoração feita com garrafas PET, em Guararema, na Grande SP
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página