Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2010 - 16h59

Pescadores encontram no PR barco com empresário que havia desaparecido em SC

Publicidade

ELIDA OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

Um pesqueiro localizou no fim da manhã desta quarta-feira a embarcação do empresário paulista Vitor Labate, 32, que desapareceu no litoral de Santa Catarina por volta das 18h de domingo.

De acordo com o chefe do departamento de segurança do tráfego aquaviário da Capitania dos Portos de SC, Juarez Pereira de Melo, o barco de pequeno porte do empresário estava à deriva em alto mar a 10 milhas da costa (cerca de 18 km) na altura do município de Paranaguá, no Paraná.

Os pescadores desceram na embarcação e encontraram Labate desacordado. Um médico da Capitania dos Portos de Santa Catarina está orientando-os a prestarem os primeiros socorros.

Segundo Melo, esses cuidados são importantes porque com o mar revolto, o empresário pode ter sofrido uma queda e ter machucado a coluna.

A pequena embarcação do empresário está sendo rebocada em direção à costa paranaense para que seja feito o atendimento médico de Labate.

SKIPPER EXPERIENTE

De acordo com um amigo de Labate, Erick Zelazowski, 36, o empresário havia saído da marina de Biguaçu por volta das 18h de domingo, em uma lancha pequena.

O empresário teria informado na marina que iria para a praia de Jurerê --a 20 minutos de travessia pela baía norte, entre a ilha de Florianópolis e o continente-- mas não chegou ao local, segundo Zelazowski.

As buscas começaram na manhã de segunda-feira. O tempo ruim impediu visibilidade e os ventos dificultaram nos trabalhos de busca. O corpo de bombeiros estimava que o barco poderia ter sido levado até a região do porto de Itajaí (SC).

Labate é de Campinas (SP) e se mudou para Biguaçu (SC) há dois anos, de acordo com o amigo Zelazowski. Ele trabalha com locação de lanchas e já foi skipper (comandante) de embarcações em Ibiza, na Espanha.

Para os bombeiros de SC, o empresário é considerado um condutor experiente de barcos, é habilitado para navegar em águas profundas, em mar aberto e tem curso de combate a incêndio a bordo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página