Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2010 - 19h57

Tripulantes também ameaçam greve na antevéspera do Natal

Publicidade

ANDRÉ MONTEIRO
DE SÃO PAULO

Em assembleias realizadas nesta quinta-feira, o Sindicato Nacional dos Aeronautas --que reúne os pilotos e comissários de voo-- decidiu aderir à greve nacional marcada para o próximo dia 23, antevéspera do Natal.

De acordo com o presidente da entidade, Gelson Fochesato, as empresas aéreas se mostraram "intransigentes" e não apresentaram novas proposta às reivindicações dos trabalhadores do setor aéreo. Ontem, uma reunião entre aeroviários (funcionários que trabalham em terra), aeronautas e empresas fracassou. O Sindicato Nacional dos Aeroviários já havia decido pela greve.

Os funcionários reivindicam reajuste de 15% sobre os salários. Na reunião, os aeroviários chegaram a reduzir a reivindicação para 13%, mas as empresas mantiveram apenas a oferta de repor a inflação do período pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), de cerca de 6%.

O Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) afirma que o índice inclusive já está sendo incorporado nos salários de dezembro e também no 13º salário. O sindicato argumenta que as empresas estão sem capacidade de oferecer melhor proposta pois obtiveram apenas lucro operacional este ano.

A assessoria das empresas disse ontem que não trabalhava com a hipótese de greve, mas que, caso ocorresse, os maiores prejudicados seriam os passageiros. O Snea não foi localizado nesta quinta-feira.

No dia 8 de dezembro, uma outra reunião entre representantes dos sindicatos e companhias aéreas já havia terminado sem acordo.

DATA-BASE

Em novembro, as empresas propuseram a mudança da data-base (quando é definido reajuste salarial) dos funcionários de 1º de dezembro para 1º de abril.

O objetivo era evitar que os funcionários ameaçassem fazer paralisações durante as festas de fim de ano, situação que ocorreu nos últimos anos. Os funcionários não aceitaram.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página