Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2010 - 10h02

Hospital terceirizado de SP poderá atender planos de saúde

Publicidade

EMILIO SANT'ANNA
DE SÃO PAULO

Os 20 hospitais estaduais paulistas gerenciados pelas OSs (Organizações Sociais) poderão, a partir de 2011, destinar até 25% dos atendimentos aos planos de saúde.

O Projeto de Lei Complementar, enviado pelo Executivo, foi aprovado em sessão extraordinária ontem na Assembleia Legislativa.

Sob protestos de representantes da área da saúde, que acompanharam a votação, 55 deputados votaram a favor do projeto e 18 foram contra.

O principal argumento entre os que defendem a mudança é o gasto público com planos de saúde. Com a aprovação, os hospitais poderão cobrar diretamente as operadoras pelo atendimento.

De acordo com o governo paulista, um em cada cinco pacientes atendidos nos hospitais estaduais geridos por OSs tem plano de saúde.

Segundo a projeção, o Estado gasta por ano com esses pacientes R$ 468 milhões.

Em 2009, o então governador José Serra (PSDB) vetou projeto semelhante aprovado pelos deputados.

À época, o Ministério Público do Estado afirmou que, se a norma entrasse em vigor, ajuizaria ações contra a sua execução.

REAÇÃO

Agora, com a aprovação do projeto de lei, não será diferente, garante promotor de Direitos Humanos especializado em Saúde Pública, Arthur Pinto Filho.

Segundo ele, o Ministério Público entrará com ações contra todos os hospitais estaduais gerenciados por OSs que reservarem as vagas para os planos de saúde.

O promotor também prevê que entidades da área de saúde entrem com ações contra a lei, que segundo ele, é inconstitucional pois contraria o princípio de universalidade no atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde).

"O que vai acontecer é óbvio. Ninguém vai lá [nos hospitais] conferir se estão atendendo 25% ou mais pacientes de planos de saúde", afirma o promotor.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página