Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2010 - 18h47

Réveillon em Copacabana terá policiamento de 1.350 homens

Publicidade

FELIPE CARUSO
DO RIO

Para garantir a segurança dos cariocas e turistas que vão à praia de Copacabana assistir aos shows e à queima de fogos no Réveillon, a Polícia Militar do Rio vai colocar 1.350 homens e 131 veículos no bairro além do policiamento normal. O esquema de segurança foi apresentado na tarde desta terça-feira no quartel general da PM, no centro do Rio.

Réveillon de Copacabana terá aplicativo temático para iPhone

O contingente é cerca de 5% maior do que no Réveillon do ano passado e não inclui o efetivo das três UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) da região: Babilônia/Chapéu Mangueira, Pavão-Pavãozinhho/Cantagalo e Tabajaras/Cabritos.

Se a expectativa da Prefeitura do Rio, de um público de 2 milhões, se confirmar, serão cerca de 1.480 pessoas por policial militar. O Estado do Rio tem uma razão de 400 habitantes por PM.

"Nós avaliamos que o efetivo é mais do que conveniente. Além do que, diferentemente dos anos anteriores, nós vamos ter um cinturão de proteção formado pelas unidades de polícia pacificadora", disse o coronel Lima Castro, porta-voz da PM.

Pela primeira vez o operação será comandada por uma mulher, a tenente coronel Claudia Louvain, comandante do 19º Batalhão (Copacabana) há dois meses.

"A principal preocupação é o zelo e cuidado com as pessoas nessa grande aglomeração em alguns quilômetros quadrados. Vai ser muita gente, mas com o ânimo de que tudo vai dar certo e prontos para receber o ano novo", afirmou Louvain.

Somente em Copacabana serão 421 PMs a pé e 290 espalhados em 30 torres, dispostas metade na areia e metade no asfalto. Serão 48 motos trabalhando em dupla, principalmente nos bloqueios das vias de acesso ao bairro e no patrulhamento da região. Completam o policiamento 88 carros, com dois policiais cada um, e três equipes de 20 homens do Batalhão de Choque atuando nas saídas das três estações do metrô no bairro.

Em toda a cidade do Rio, serão 6.717 policiais militares e 1.208 veículos em operação no dia 31 de dezembro. Haverá ainda uma equipe de prontidão no 23º Batalhão (Leblon) e três helicópteros fazendo o patrulhamento aéreo da cidade. O Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) também estará de prontidão em caso de necessidade.

No aterro do Flamengo, onde também haverá shows e queima de fogos, 250 PMs e 50 veículos farão a segurança. Barra e Recreio (zona oeste) receberão o reforço de 295 homens e de 44 veículos, e Ramos, 314 homens e 24 veículos.

Na Penha (zona norte), 40 homens ajudarão o Exército a garantir a ordem nos complexos do Alemão e da Penha. Com 1.600 militares, a Força de Pacificação patrulha há seis dias o conjunto de favelas, ocupado pela polícia há um mês.

Em São João de Meriti (Baixada Fluminense), onde haverá a maior festa da Baixada Fluminense, 163 PMs e 35 veículos reforçarão a segurança na região.

O Batalhão de Polícia Rodoviária reforçará o policiamento nas estradas e divisas do Estado com 1.216 homens e 50 carros.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página