Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2010 - 11h27

Chuvas provocam estragos e deixam cinco mortos no Espírito Santo

Publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE SÃO PAULO

Atualizado às 17h45.

Depois de quatro dias de fortes chuvas, o Estado do Espírito Santo registrou na madrugada desta quinta-feira (30) as primeiras mortes em decorrência de alagamentos e deslizamentos. No total, cinco pessoas morreram.

Chuvas em Minas Gerais levam 39 cidades a decretar emergência

As vítimas são das cidades de Cachoeiro do Itapemirim, Jerônimo Monteiro (ambas no sul do Estado) e Afonso Cláudio (na região central do Estado, onde já vinha chovendo forte desde domingo).

Em Cachoeiro do Itapemirim, a vítima foi arrastada por uma enxurrada no centro da cidade e morreu afogada. O mesmo ocorreu em Jerônimo Monteiro, onde uma pessoa atravessava uma ponte alagada e não resistiu à força das águas. Em Afonso Cláudio, três pessoas morreram soterradas em uma casa na localidade de Floresta. Duas conseguiram deixar o local e passam bem.

A Defesa Civil não divulgou a idade ou sexo dos mortos.

O número de desalojados e desabrigados no Estado duplicou de ontem para hoje: passou de 3.561 para 7.045, segundo balanço da Defesa Civil divulgado às 17h de hoje. No total, 32 municípios foram atingidos e quase 75 mil pessoas foram afetadas. Há 28 feridos e 4.234 casas danificadas.

Ainda há chuva nas cidades atingidas, e a previsão é que continue chovendo nas regiões serrana, nordeste e noroeste do Estado.

Divulgação/Defesa Civil ES
Pancadas de chuvas provocam estragos e deixam cinco pessoas mortos no Estado do Espírito Santo
Pancadas de chuvas provocam estragos e deixam cinco pessoas mortos no Estado do Espírito Santo

PREVISÃO

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas no Espírito Santo têm sido fortes desde o início da semana, mas se intensificaram em algumas regiões ontem à noite.

Em Alegre, que fica a 20 km de Jerônimo Monteiro (onde uma pessoa morreu nesta madrugada), choveu 62,4 mm em apenas uma hora, entre as 19h e 20h de ontem. 'Isso é uma chuva extrema. Uma chuva forte costuma ir de 25 mm a 50 mm', diz o meteorologista Lúcio de Souza, do Inmet.

Já Cachoeiro do Itapemirim, a 60 km dali, registrou o maior acumulado de chuva do Estado nas últimas 24 horas: foram 78,1 mm, número bem acima da média, segundo Souza.

De acordo com o meteorologista, deve continuar a chover forte no Estado inteiro pelo menos até o dia 2. É esperado um 'acumulado significativo' de chuva em todas as regiões.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página