Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2011 - 03h00

Operação-padrão de funcionários da TAM atrasa voos

Publicidade

DE SÃO PAULO

Parte de pilotos e comissários da TAM, maior companhia aérea do país, iniciou operação-padrão, atrasando mais de 50% dos voos da empresa nos últimos três dias, informa reportagem de Mariana Barbosa publicada na edição desta quarta-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Veja especial sobre o setor aéreo
Anac estende reforço no atendimento em aeroportos até sexta
Aeroportos registram atrasos em 28% dos voos

Os funcionários estão cumprindo todos os procedimentos de trabalho, o que significa que eles têm se recusado a alterar escalas de trabalho, abrir mão de folgas legais ou exceder a jornada diária (9h30 em voo e 11h à disposição da empresa).

O Sindicato Nacional dos Aeronautas afirma não comandar a operação e justifica a operação como atos voluntários de tripulantes insatisfeitos com o excesso de trabalho.

O ânimo entre trabalhadores e empresas se acirrou nas últimas semanas, quando fracassaram tentativas de negociação de reajuste salarial. A categoria reivindica aumento de 15%, mas as empresas oferecem 8%. As negociações devem ser retomadas dia 7.

A TAM informou que "opera em segurança e com respeito à Lei do Aeronauta e desconhece qualquer movimento como o relatado". A empresa atribuiu os atrasos "a um conjunto de fatores", mas cita apenas o "fechamento de aeroportos devido à meteorologia".

Leia a reportagem completa na Folha desta quarta-feira.

Assine a Folha

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página