Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/01/2011 - 20h04

Cidade de Franco da Rocha permanece alagada; prefeitura monta gabinete provisório

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL
DE SÃO PAULO

Ruas centrais da cidade de Franco da Rocha (Grande SP) permanecem alagadas por causa das fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias. O nível da água, que chegou a 88 centímetros na manhã desta quarta-feira, diminuiu pouco durante a tarde. Permanecem ilhadas a prefeitura, o fórum, a delegacia de polícia e a Câmara dos vereadores.

Chuva mata 221 na região serrana do RJ
Colégio é usado como necrotério em Nova Friburgo
Leia a cobertura completa sobre a chuva

A situação foi agravada ainda pelo aumento da vazão da represa Paiva Castro, que não pôde conter a cheia do rio Juqueri.

Não há registro de feridos ou desabrigados. As 35 pessoas que tiveram de deixar suas casas por causa da enchente estão alojadas com parentes ou em uma escola municipal, que serve de abrigo.

A prefeitura montou um gabinete provisório em uma escola, na rua Azevedo Soares.

O técnico em telefonia David Lopes, que mora em Franco da Rocha há 21 anos, conta que a cidade já tinha enfrentado alagamentos outras vezes, mas que enchente como esta nunca havia ocorrido. "Isso já tinha acontecido outras vezes, mas nunca fiquei dois dias sem poder ir trabalhar por causa da enchente", disse.

Lopes informou que, nos últimos anos, a represa tem sido aberta com mais frequência. "Antigamente não era assim, não. Ultimamente, qualquer chuvinha, e eles já estão querendo abrir a comporta".

De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a abertura das comportas está sendo feita gradualmente, para evitar um rompimento da barragem, cujos efeitos poderiam ser ainda piores.

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que, por causa dos alagamentos, a circulação de trens foi interrompida no trecho entre Caieiras e Franco da Rocha, na Linha 7-Rubi, que liga a estação da Luz à Estação Morato Coelho. Foi acionado o Plano Paese, de oferta gratuita de transporte com ônibus, mas, na região central, os veículos também não conseguem rodar.

Eduardo Anizelli/Folhapress
Chuva alaga parte de Franco da Rocha e deixa prédios públicos ilhados
Chuva alaga parte de Franco da Rocha e deixa prédios públicos ilhados

ALAGAMENTOS

A prefeitura informou na tarde de hoje que decretou situação de emergência após parte da cidade ficar alagada.

A cidade ainda tinha alguns pontos de alagamento devido as chuvas da noite de segunda-feira, quando novos temporais atingiram a região na madrugada de hoje. A rodovia Prefeito Luiz Salomão Chama (SP-023), que liga Franco da Rocha a Mairiporã (Grande SP), também alagou na chegada a Franco.

O grande volume de chuva também fez com que a represa Paiva Castro, localizada entre as cidades de Mairiporã e Franco da Rocha, atingisse o nível máximo de segurança. Por conta disso, a Sabesp determinou ontem o aumento da vazão de água no local.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página