Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2011 - 17h07

Família de Nova Friburgo revive drama de perder a casa por causa das chuvas no RJ

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

Onze pessoas da mesma família dividem nesta quinta-feira o salão de festas de um clube de Nova Friburgo (região serrana do RJ) com dezenas de desabrigados pelas chuvas de ontem. Para a dona de casa Renata da Silva, 28, não foi a primeira vez que ela viveu o drama de perder a casa num temporal e ter que recorrer a um abrigo improvisado para alojar a família.

Saiba como fazer doações
Força Nacional vai ajudar no resgate
Cabral culpa ocupação irregular
Veja imagens dos estragos no Rio
Leia a cobertura sobre as chuvas

Ela relata que, em 2007, fortes chuvas atingiram Nova Friburgo e destruíram a casa que ela dividia com os pais e a família do irmão, na localidade de Córrego Dantas. Quatro anos depois de erguer uma nova casa no mesmo terreno, ela volta a ficar sem teto. "É muito triste reviver isso. Perdi tudo o que eu tinha, minhas roupas, meus móveis. Agora não dá mais para reconstruir ali. Vamos procurar alugar uma casa e, depois, ver se podemos comprar um terreno que seja seguro", disse Renata, que está grávida e se abriga no local com o marido, os três filhos, os pais e a família do irmão.

O marido de Renata, o frentista Veríssimo Rocha, de 33 anos, também lamenta a perda do patrimônio e de praticamente todos os pertences da família. "Tudo o que a gente tinha estava dentro da casa, até a escova de dentes. Não sei se dá para recuperar alguma coisa, porque nem tivemos a oportunidade de chegar perto da casa para ver como ela está", disse.

No mesmo abrigo da Sociedade Esportiva Friburguense, Paulo César Caetano, 53, conta que perdeu a casa e que está sozinho. "Em cinco minutos perdi minha casa e tudo que eu tinha. Consegui sair. Meu filho, a mulher dele e a minha netinha também conseguiram sair. Mas não sei onde eles estão porque ainda não consegui falar com meu filho depois disso", disse.

O abrigo na Sociedade Esportiva Friburguense, no centro da cidade serrana, está recebendo donativos para os desabrigados, como água, alimentos, colchões e material de higiene. A prefeitura de Nova Friburgo ainda não tem uma estimativa do número de desabrigados na cidade.

Editoria de Arte/Folhapress

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página