Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2011 - 13h30

Governo cobra de operadoras plano de urgência para o Rio

Publicidade

SOFIA FERNANDES
DE BRASÍLIA

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nesta sexta-feira que fez contato com os presidentes das operadoras de telefonia e que cobrou deles um plano de emergência para resolver o problema da falta de comunicação nas regiões atingidas pelas fortes chuvas no Rio de Janeiro.

Região serrana já registra 514 mortes devido às chuvas
Boatos assustam a população após chuvas no Rio
Projetos antienchente ficam parados no Congresso
Rio tem maior desastre em nº de mortes no país
Saiba como fazer doações para as vítimas das chuvas
Veja imagens dos estragos no Rio
Leia a cobertura sobre as chuvas em todo o país
Veja cobertura sobre chuvas na região serrana do Rio

Segundo Bernardo, a primeira medida para restabelecer comunicação será levantar as torres derrubadas pelos temporais. É possível que operadoras ofereçam celulares para quem perdeu o sinal do telefone fixo.

O governo quer ter em mãos o plano de emergência das empresas ainda hoje, e espera trabalho das operadoras durante o fim de semana.

"É justificável que tenha ficado sem comunicação, mas não é justificável que continue sem comunicação. Queremos hoje ainda um plano de abordagem rápida sobre como tratar e resolver pelo menos transitoriamente o problema, como dar celular", afirmou Bernardo.

Editoria de Arte/Folhapress

TRAGÉDIA

Ao todo, a região serrana do Rio já registrou 516 mortes devidos às chuvas desta semana. As cidades com maior número de mortos são Teresópolis (228) mortos e Nova Friburgo (226). Além dos dois municípios, há mortes ainda em Petrópolis (41), Sumidouro (17) e São José do Vale do Rio Preto (4).

Também há 7.780 pessoas desalojadas --foram para casa de amigos e familiares-- e outras 6.050 desabrigados, ou seja dependem de abrigos públicos.

O Ministério Público do Estado do Rio fez um apelo aos parentes de vítimas das enchentes em Nova Friburgo para que compareçam nesta sexta-feira à quadra de esportes do Instituto de Educação na cidade para realizar o reconhecimento dos corpos.

O órgão afirma que dessa forma é possível agilizar a liberação e o sepultamento das vítimas. O endereço do Instituto é praça Dermeval Barbosa Moreira, mo centro.

Nos casos de corpos que já foram identificados por fotografia e impressões digitais, o reconhecimento poderá ser feito depois por meio do Programa de Identificação de Vítimas do Ministério Público do Rio. Nesse caso, as famílias devem preencher um formulário no site do órgão, informando as características físicas da pessoa.

Outra opção é ligar para o telefone 0/xx/21/2283-6466, de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h.

Jorge Araújo-13.jan.2011/Folhapress
Pousada Tombo Los Inca foi totalmente destruída na região serrana do Rio de Janeiro; veja imagens
Pousada Tombo Los Inca foi totalmente destruída na região serrana do Rio de Janeiro; veja imagens
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página