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15/01/2011 - 08h56

Táxi fica 19% mais caro a partir deste sábado em São Paulo

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DE SÃO PAULO

Usar táxi na cidade de São Paulo ficará quase 19% mais caro a partir deste sábado. O aumento já tinha sido autorizado no último dia 29 pela prefeitura.

A prefeitura justifica o aumento dizendo que desde de dezembro de 2006 as tarifas de táxi não subiam. E que o reajuste está abaixo da inflação do período. De acordo com os principais índices de inflação no país, em três anos, os preços subiram entre 22% e 29%.

A bandeirada do táxi comum foi de R$ 3,50 para R$ 4,10, e o quilômetro rodado passou de R$ 2,10 para R$ 2,50 na bandeira 1.

Quem pegar um táxi que ainda não trocou o taxímetro poderá consultar as duas tabelas de preços no veículo, com a conversão de valores.

Por exemplo, quem for do centro ao aeroporto de Congonhas verá no taxímetro o valor de R$ 28 e, na tabela, de R$ 33,32, já atualizado. Os táxis terão até o dia 3 de março para trocar os taxímetros e, a partir desse momento, parar de usar as tabelas.

Os táxis paulistanos usam bandeira 2 entre 20h e 6h, aos domingos e feriados. Esta tarifa é 30% mais cara.

Até a adaptação de todos os taxímetros da cidade, o valor final da corrida será obtido em tabelas impressas.

Alexandre Rezende-02.jan.2011/Folhapress
Passageiro espera por taxi no aeroporto de Congonhas. Novo valor da corrida começa a valer hoje
Passageiro espera por taxi no aeroporto de Congonhas. Novo valor da corrida começa a valer hoje

MAIS CARO

O novo preço do táxi de São Paulo é o mais alto entre as dez maiores capitais do país, segundo levantamento feito pela Folha.

A cidade tem os maiores valores por quilômetro nas duas bandeiras e por hora parada -mesmo antes do reajuste, esses valores já eram os mais altos do país. A bandeirada é a segunda maior, atrás apenas do Rio.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o novo valor foi calculado com base no custo de manutenção dos táxis e é menor que a inflação acumulada desde o último reajuste, em 2006.

Para o economista Ciro Biderman, pesquisador do Cepesp/FGV e do Lincoln Institute of Land Policy, o valor do preço das tarifas de táxi diminuiria se o congestionamento da cidade fosse menor, porque taxistas ganham mais em corridas mais livres.

O taxista João Sollero, 67, concorda: "O taxista lucraria muito mais com o trânsito menor". Ele acha que a prefeitura deveria dar aumentos menores com menos frequência. "Esse aumento é mal administrado porque vai afastar os clientes nos primeiros meses."

SEM RECLAMAÇÃO

O serviço de táxi em São Paulo aparentemente não causa insatisfação aos usuários: de janeiro a novembro do ano passado, foram registradas na Ouvidoria Geral da prefeitura apenas três protocolos referentes aos táxis, de um total de 13.809.

 

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