Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2011 - 20h01

Contas de luz de cidades da região serrana do Rio serão isentas de multa

Publicidade

DO RIO

A Ampla, distribuidora de energia elétrica que atende os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto, vai isentar de multa e juros por 30 dias após o vencimento as contas de luz pagas com atraso por clientes dessas cidades.

Acompanhe a situação das estradas
Veja lista parcial com as vítimas
Leia relatos sobre os estragos
Saiba como fazer doações para as vítimas das chuvas
Veja como ficaram os pontos turísticos
Veja imagens dos estragos no Rio
Veja cobertura sobre chuvas na região serrana do Rio

Segundo balanço da companhia, 14 mil clientes permanecem sem luz devido às chuvas que destruíram cidades da região serrana do Rio. Foi restabelecido o fornecimento para 91 mil clientes. Não há prazo definido para a normalização do serviço.

A perspectiva é de que, ainda neste sábado, parte do fornecimento para São José do Vale do Rio Preto seja restabelecido. Lá, 4.000 pessoas permanecem sem luz.

A companhia informou que foram disponibilizados geradores de energia para hospitais, postos de saúde e locais que vêm sendo utilizados como abrigo pela população.

Editoria de Arte/Folhapress

SUSTO

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), sentiu hoje na pele o efeito das chuvas na região serrana. Com visita programada a Nova Friburgo para as 11h, ele não conseguiu pousar na cidade de helicóptero e teve que descer em Cachoeiras de Macacu, a 40 km.

No meio do caminho, na rodovia estadual RJ-116, caiu uma chuva forte e houve um deslizamento abaixo do nível do asfalto, que começou a se desfazer. "É assustador. De repente a água vem e a estrada que estava semibloqueada começa a ruir", disse Cabral.

Foi decretado luto oficial de sete dias no Estado e de três dias no Brasil.

Ontem, Cabral afirmou hoje que haverá o momento de se fazer "autocrítica" e "avaliação" sobre a tragédia na região serrana, mas ainda não é hora.

Silvia Izquierd/AP
Ruas de Teresópolis, arrasadas por enchentes e deslizamentos de terra; veja galeria de imagens
Ruas de Teresópolis, arrasadas por enchentes e deslizamentos de terra; veja galeria de imagens

RISCO

Reportagem publicada na edição deste sábado da Folha mostra que um estudo encomendado pelo próprio Estado do Rio de Janeiro já alertava, desde novembro de 2008, sobre o risco de uma tragédia na região serrana fluminense.

A situação mais grave, segundo o relatório, era exatamente em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, os municípios mais devastados pelas chuvas e que registram o maior número de mortes. Essas cidades tiveram, historicamente, o maior número de deslizamentos de terra.

O estudo apontou a necessidade do mapeamento de áreas de risco e sugeriu medidas como a recuperação da vegetação, principalmente em Nova Friburgo, que tem maior extensão de florestas. O secretário do Ambiente do Rio, Carlos Minc, disse que o mapeamento de áreas de risco foi feito, faltando "apenas" a retirada dos moradores, e que os parques florestais da região também foram ampliados.

O coordenador de Defesa Civil de Petrópolis afirmou que o aviso passado pelos institutos de meteorologia não foi suficiente para disparar o sistema de alerta da cidade.

Segundo o coronel Carlos Francisco De Paula, a previsão repassada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), com possibilidade de ocorrência de chuvas moderadas a fortes, não dava a dimensão da chuva que acabou devastando boa parte das cidades serranas.

Felipe Dana/AP
Vítimas da chuva são enterradas em cemitério de Nova Friburgo, no RJ
Vítimas da chuva são enterradas em cemitério de Nova Friburgo, no RJ
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página