Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2011 - 09h42

Aeroporto de Ribeirão Preto (SP) não tem data para voltar a operar em dia chuvoso

Publicidade

LIGIA SOTRATTI
DE RIBEIRÃO PRETO

Apesar da remoção da borracha da pista do aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), terminar até a madrugada de quarta-feira (19), ainda não há um prazo para o fim do veto a voos em dias chuvosos pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Anac veta pousos e decolagens no aeroporto com chuva
Veja especial sobre o setor aéreo

Na última quinta-feira (13), o órgão restringiu voos e decolagens quando a pista estiver molhada devido ao acúmulo de borracha do pneus dos aviões na pista. O veto causou cancelamentos em nove voos na última sexta-feira (14).

O trabalho de limpeza da pista começou na madrugada do último sábado pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de SP), que administra o Leite Lopes.
Paralelamente ao trabalho de limpeza, será feita a medição do atrito.

Um relatório final da manutenção da pista será encaminhado até o fim da semana para a Anac. A assessoria da agência disse que não há um prazo estipulado para analisar o documento e liberar a pista do aeroporto de Ribeirão.

Anteontem, o superintendente do Daesp, Sérgio Camargo, disse que não é qualquer chuva que vai parar as atividades no local.

"Se for uma garoa, por exemplo, não tem problema. Agora, se a chuva ficar forte, pode ter indicação para parar as operações. Vai depender de verificar a lâmina de água na pista", afirmou.

Vinícius Oliveira/Folhapress
Funcionários de empresa contratada pelo Daesp retiram borracha da pista do Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP)
Funcionários de empresa contratada pelo Daesp retiram borracha da pista do Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP)

Neste fim de semana, segundo o Daesp, não houve registro de cancelamentos ou atrasos de voos. Desde que a pista foi refeita, em 2006, a remoção do excesso de borracha nunca foi realizada.

Segundo Camargo, a limpeza é periódica e varia conforme a movimentação no aeroporto --quanto maior o número de operações, menor o intervalo para o trabalho ser realizado.

"Fazemos inspeções com frequência, e também os próprios pilotos nos relatam se tiveram algum problema."

MELHORIAS

De acordo com o Daesp, será instalado até o Carnaval o painel eletrônico para mostrar pousos e decolagens do aeroporto. Está em análise o aumento do número de taxistas para os usuários.

O Daesp está discutindo o assunto com a Transerp, órgão que gerencia o trânsito na cidade. Hoje, há 18 veículos em operação, número congelado há dez anos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página