Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2011 - 20h08

Pará registra primeiro caso de dengue tipo 4 no Estado

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL
DE SÃO PAULO

O Pará registrou o primeiro caso de dengue do vírus tipo 4. A vítima é um homem de 65 anos, morador do município de Santarém Novo, que ficou quatro dias internado em hospital no município de Salinópolis. Além do Pará, o Amazonas e Roraima também notificaram casos do sorotipo viral.

Amazonas confirma primeira morte por dengue no ano

De acordo com nota técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, o caso não tem relação com o surto de dengue tipo 4 identificado em Roraima, onde 18 pessoas foram infectadas desde o ano passado.

Segundo a secretaria, o homem não se deslocou para áreas com circulação do vírus tipo 4. Antes de adoecer, ele ficou alguns dias no distrito de Icoaraci, em Belém. Para a secretaria, trata-se de um caso autóctone, ou seja, contraído na própria capital paraense.

O caso foi confirmado por meio de exames do Instituto Evandro Chagas, no Pará, unidade de referência do país na área. O instituto também descartou suspeitas no município de Abaetetuba.

O ministério e as secretarias de Saúde estadual e municipais já estão adotando medidas para reduzir as chances de novos casos desse tipo de dengue no Pará.

De acordo com autoridades de saúde, o vírus tipo 4 não é mais perigoso que os sorotipos 1, 2 e 3. Todos apresentam os mesmos sintomas - dores na cabeça, no corpo e nas articulações, além de febre, diarreia e vômito. O tratamento também é idêntico. A dengue tipo 4, que não circulava há 28 anos no país, preocupa porque a população não tem imunidade contra ela.

AMAZONAS

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas confirmou na segunda-feira (17) a primeira morte por dengue em 2011. A paciente morreu no dia 13 de janeiro por dengue grave acompanhada de choque hipovolêmico (redução do volume sanguíneo), segundo a secretaria.

Dos 28 municípios do interior do Amazonas com registro de transmissão de dengue em 2010, sete --Humaitá, Codajás, Coari, Itacoatiara, Tefé, Barcelos e Lábrea-- entraram ontem para o grupo de alto risco de epidemia da doença, de acordo com a secretaria.

Em 2010, o Estado registrou 4.182 casos de dengue --2.585 em cidades do interior e 1.597 em Manaus.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página