Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2011 - 12h16

Região serrana do Rio já registra 744 mortes; chuvas diminuem

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL
DE SÃO PAULO

A Defesa Civil informou nesta quinta-feira que subiu para 744 o total de pessoas mortas na região serrana do Rio em decorrência das chuvas que atingem a área desde a semana passada. As cidades que tiveram óbitos são Nova Friburgo (357), Teresópolis (302), Petrópolis (64) e Sumidouro (21).

Ministra quer mudança do projeto do Código Florestal
Missa pelas vítimas traz críticas à falta de planejamento
Leia relatos sobre as chuvas na região serrana do Rio
Veja lista parcial com nomes dos mortos
Saiba como fazer doações para as vítimas das chuvas
Veja imagens antes e depois da chuva
Veja imagens dos estragos no Rio
Veja cobertura sobre chuvas na região serrana do Rio

Além disso, há 13.830 pessoas fora de suas casas na região, sendo 7.780 desalojados --que estão em casa de amigos ou parentes-- e 6.050 desabrigados, ou seja, dependem de abrigos públicos. Petrópolis é a cidade com maior número de pessoas fora de casa, com 3.600 desalojados e 2,8 mil desabrigados.

Já em Nova Friburgo há 3.220 desalojados e 1.970 desabrigados, e Teresópolis, 960 desalojados e 1.280 desabrigados.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê para hoje céu claro a parcialmente nublado com chuvas isoladas na região serrana do Estado.

Segundo o meteorologista do Inmet Lúcio de Souza, a tendência esta semana é de diminuição das chuvas no Estado do Rio de Janeiro. "As chuvas no Rio de Janeiro passam a ser passageiras, típicas de verão, com a temperatura máxima de 36ºC."

Editoria de Arte/Folhapress

DOAÇÕES

O Corpo de Bombeiros informou que recolheu 47.867 litros de água e cerca de 101 toneladas e meia de alimentos não perecíveis e produtos de higiene para as vítimas das chuvas. As doações foram feitas pela população nos 106 quartéis da corporação instalados em diferentes cidades do Estado. Outras doações são feitas ainda a outras instituições, além de outros Estados.

Somente a Cruz Vermelha contou 130 mil toneladas de roupas, um pouco menos que as 180 toneladas de alimentos doados e informou que os galpões estão lotados. A prioridade agora é receber itens de limpeza como água sanitária, cloro, além de alimentos, produtos para bebês e material de higiene pessoal --escova de dentes, absorventes femininos e sabonetes, por exemplo.

Segundo a Defesa Civil, foram encaminhados ainda colchões, cestas básicas, cobertores, roupas de cama e toalhas para os abrigos. Além das cidades que registraram mortes em decorrência das chuvas, as doações estão sendo encaminhadas ainda para Bom Jardim e São José do Vale do Rio Preto, que também foram afetadas.

Vanderlei Almeida/AFP
Criança brinca em abrigo para desabrigados após chuva em Teresópolis; veja outras imagens
Criança brinca em abrigo para desabrigados após chuva em Teresópolis; veja outras imagens
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página